Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2005 - 21h22

EUA e ONU aprovam avaliação em eleições iraquianas

Publicidade

da France Presse

O embaixador dos Estados Unidos e o representante do secretário-geral da ONU em Bagdá se declararam favoráveis, nesta quinta-feira, a uma missão de avaliação dos resultados das legislativas iraquianas de 15 de dezembro, contestadas por partidos políticos.

"Estamos dispostos a ajudar, se for preciso, os observadores da missão que vão chegar ao Iraque", declarou o embaixador americano Zalmay Khalilzad, em comunicado.

Khalilzad elogiou o convite feito pela Comissão Eleitoral a esses observadores e ressaltou a necessidade que têm os iraquianos de poder confiar no processo eleitoral, e a de formar o próximo governo ao término de uma operação eleitoral transparente.

Já o representante da ONU, Ashraf Qazi, expressou em comunicado a esperança de que a missão ajude os políticos a aceitar os resultados e a "se dedicar a construir um Iraque próspero e unido".

A Missão Internacional para as Eleições Iraquianas (MIEI) anunciou nesta quinta-feira ter formado uma equipe de especialistas para realizar uma avaliação complementar a seu precedente relatório, publicado em 15 de dezembro.

Nesse relatório, a MIEI afirmava que as legislativas de dezembro haviam sido "conformes às normas internacionais". A equipe de especialistas será formada, entre outros, por responsáveis "de alto escalão" da Liga Árabe, destacou a MIEI, baseada em Amã.

Criada em dezembro de 2004, a MIEI é composta de membros de comissões eleitorais independentes e de especialistas em eleições, todos estrangeiros. A entidade observou por exemplo as eleições de janeiro e o referendo de outubro no Iraque.

Leia mais
  • Sunitas rejeitam discutir formação de novo governo do Iraque

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições parlamentares no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página