Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2006 - 08h29

EUA pedem aos haitianos que participem das eleições

Publicidade

da France Presse, em Washington

O governo dos Estados Unidos pediu nesta segunda-feira aos haitianos que compareçam às urnas amanhã para votar nas primeiras eleições do país desde a saída do então presidente Jean-Bertrand Aristide, em 2004.

"Este é um dia importante para o povo haitiano", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, destacando que "agora, todo o povo haitiano deve aproveitar a oportunidade que tem pela frente nestas eleições".

"Eles têm uma oportunidade para, por meio das urnas, escolher quem os dirigirá e fechar o livro com este último capítulo da história do Haiti", completou.

Cerca de 3,5 milhões de haitianos estão registrados para votar nesta terça-feira e escolher o novo presidente e os 130 membros do Parlamento.

Ajuda

Segundo McCormack, os EUA contribuíram com mais de 30 milhões de dólares para apoiar os preparativos eleitorais. O processo custará, ao todo, 80 milhões de dólares.

Quase 92% das novas cédulas de identificação dos votantes foram distribuídas, disse McCormack, acrescentando que, para garantir a maior participação possível, os que não tiverem recebido sua nova cédula com fotografia poderão votar com o documento de inscrição eleitoral.

As eleições foram adiadas quatro vezes por causa da persistente violência e desorganização.

Leia mais
  • Mais de 3 milhões de eleitores vão às urnas no Haiti

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Haiti
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Haiti
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página