Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2006 - 22h31

ONU pede que casos de tortura em Abu Ghraib sejam investigados

Publicidade

da Efe, em Nova York

A ONU (Organização das Nações Unidas) classificou nesta quarta-feira como "perturbadoras" as imagens sobre os maus-tratos contra prisioneiros iraquianos por parte de soldados americanos e pediu que se faça uma investigação a respeito o mais rápido possível.

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, avaliou que as imagens, exibidas por um canal de televisão australiano, são "profundamente perturbadoras", e expressou a esperança de que "estes incidentes sejam investigados o mais rápido possível".

Por sua parte, o governo dos Estados Unidos classificou hoje como "lamentável" as novas fotografias divulgadas sobre torturas na prisão iraquiana de Abu Ghraib, e sustentou que atua com "transparência" no trato a presos suspeitos de terrorismo.

"As fotos divulgadas hoje são repugnantes e mostram condutas reprováveis", afirmou John Bellinger, assessor legal do Departamento de Estado americano, em entrevista coletiva.

"Também é infeliz a divulgação das imagens em momentos como esse, contribuindo para reavivar as críticas da opinião pública no mundo todo", acrescentou.

As novas fotos, sobre torturas e humilhações sexuais contra prisioneiros iraquianos, datam de 2003, e sua autenticidade foi comprovada pelo Pentágono assim que o escândalo dos maus-tratos em Abu Ghraib ganhou o mundo.

Leia mais
  • TV australiana exibe novas imagens de abusos em Abu Ghraib
  • Veja vídeo da BBC com as novas imagens de Abu Ghraib

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Veja galeria com as novas imagens de Abu Ghraib
  • Leia o que já foi publicado sobre os abusos em Abu Ghraib
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página