Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2006 - 11h30

ONU exige que EUA investiguem torturas de Abu Ghraib

Publicidade

da Folha Online

A ONU (Organização das Nações Unidas) exigiu que os Estados Unidos investiguem o mais rápido possível as acusações de tortura na prisão de Abu Ghraib, no Iraque.

A exigência foi feita nesta quinta-feira, após a rede de TV australiana SBS ter divulgado ontem imagens inéditas de abusos conduzidos por soldados norte-americanos contra prisioneiros iraquianos, em 2003.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, qualificou as imagens de "'profundamente perturbadoras" e afirmou ter esperança de que "os incidentes sejam investigados o quanto antes".

O governo dos Estados Unidos afirmou que a divulgação das novas fotografias é "lamentável" e assegurou que atua com "transparência" no tratamento dado aos prisioneiros suspeitos de terrorismo.

"As fotos divulgadas são repugnantes e mostram condutas reprováveis", afirmou John Bellinger, assessor legal do Departamento de Estado. "Infelizmente, no entano, as fotos foram divulgadas em um momento em que só contribuem para acirrar a opinião pública em todo o mundo", disse.

Segundo Bellinger, o governo americano investiga os abusos e cerca de 25 militares foram julgados e condenados por maus-tratos a prisioneiros.

Fotos

As novas imagens --que teriam sido exibidas em sessões reservadas a membros do Congresso americano-- mostram "homicídio, tortura e humilhação sexual", segundo a SBS. Algumas fotos exibiriam corpos de presos mortos dentro de Abu Ghraib.

A SBS não divulgou detalhes sobre a origem das fotografias, cuja autenticidade não pode ser comprovada.

As imagens são similares a fotografias de abusos divulgadas anteriormente, que causaram indignação no Oriente Médio e propiciaram o início de uma investigação do Congresso americano.

A rede de TV não identificou as pessoas mostradas nas imagens. No entanto, muitas fotos parecem ser do ex-sargento Charles Graner Jr, que cumpre pena de dez anos de prisão em Fort Leavenworth, Kansas, depois de ser condenado por abusos contra prisioneiros.

Com agências internacionais

Especial
  • TV australiana exibe novas imagens de abusos em Abu Ghraib
  • Veja vídeo da BBC com as novas imagens de Abu Ghraib

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Veja galeria com as novas imagens de Abu Ghraib
  • Leia o que já foi publicado sobre os abusos em Abu Ghraib
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página