Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2006 - 10h23

Após ataque contra templo, xiitas incendeiam mesquitas no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Homens armados incendiaram ao menos nove mesquitas sunitas em Bagdá nesta quarta-feira, em represália um atentado que destruiu a cúpula dourada de um importante santuário xiita em Samarra.

A explosão --que não deixou vítimas-- ocorreu às 06h45 (0h45 de Brasília), dentro do santuário do imã Ali al Hadi.

Segundo fontes policiais, soldados iraquianos e americanos detiveram os guardas responsáveis pela vigilância do templo, enquanto as autoridades abriram uma investigação para apurar a responsabilidade pelo ataque.

Reuters
Xiitas vão às ruas no Iraque em protesto contra ataque que destruiu cúpula de santuário
O atentado despertou a ira da população xiita, que foi às ruas para condenar o ato. A autoridade máxima xiita, Alí al Sistani, pediu que os iraquianos protestassem pacificamente e declarou sete dias de luto. "Al Sistani pede que o povo iraquiano e os muçulmanos de todo o mundo expressem de forma pacífica sua indignação e condenem estes crimes", diz um comunicado.

O primeiro-ministro iraquiano, Ibrahim al Jaafari, também condenou o ataque, qualificando o ato de "ação covarde contra todos os muçulmanos", e pedindo que os iraquianos se mantenham "unidos contra o terrorismo."

Alvos xiitas são alvos constantes de ataques no Iraque, atribuídos a líderes políticos e religiosos e a grupos terroristas sunitas.

No mais recente atentado contra xiitas, nesta terça-feira, um carro-bomba explodiu em um bairro ao sul de Bagdá, matando mais de 20 pessoas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Explosão destrói cúpula de santuário xiita no Iraque

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página