Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2006 - 07h35

Irã condena "ato terrorista" contra santuário xiita no Iraque

Publicidade

da Efe, em Teerã

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, condenou nesta quinta-feira o ataque contra o santuário xiita em Samarra (Iraque), que qualificou como "um ato terrorista", e o considerou uma conseqüência do "fracasso da ocupação" do Iraque por tropas estrangeiras.

"Os que fracassaram perante o islã mostram sua ira através destes atos terríveis, e [por isso] cometeram este ato terrorista", afirmou Ahmadinejad, segundo a agência oficial de notícias iraniana, Irna.

20.jan.2006/Reuters
Mahmoud Ahmadinejad, presidente eleito do Irã
O presidente iraniano lembrou que "ficou clara (...) a derrota da hegemonia e da ocupação" do Iraque, e mostrou sua esperança de que "a nação islâmica seja em breve testemunha da derrota total do sistema hegemônico (americano) e ice no mundo a bandeira da justiça".

Em seu discurso em um estádio de Shahr e Kord, na Província ocidental de Charmahal Bakhtiari, Ahmadinejad insistiu que "as forças ocupantes se transformaram em doenças para os povos e trabalham mediante a imposição de guerras e a perpetração de massacres contra as nações para proteger sua riqueza, poder e hegemonia".

Pêsames

Em mensagem de pêsames enviado a seu homólogo iraquiano, o presidente iraniano assegurou que as pessoas que cometeram o atentado contra o santuário do imã Ali al Hadi tentam "incitar uma guerra civil e diferenças sectárias no Iraque".

No entanto, Ahmadinejad insistiu que estas pessoas "devem ser conscientes de que os líderes religiosos e políticos abortarão seus planos criminosos".

Em outra mensagem de pêsames ao primeiro-ministro iraquiano, Ibrahim al Jaafari, o presidente iraniano mostrou a disposição da República Islâmica em ajudar na reconstrução do santuário, cuja cúpula dourada foi destruída no atentado de ontem.

Leia mais
  • Explosão destrói cúpula de santuário xiita no Iraque

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página