Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2006 - 08h20

Novos ataques matam ao menos 23 em Bagdá

Publicidade

da Folha Online

Três bombas explodiram nesta quarta-feira em Bagdá, matando ao menos 23 pessoas e ferindo outras 73, segundo a polícia. O total de mortos desde o início da violência sectária, na última quarta-feira (22), ultrapassa 400.

Nesta terça-feira, ao menos 70 pessoas morreram em diversos ataques na capital iraquiana.

Um carro-bomba explodiu às 11h30 (5h30 de Brasília) em um ponto próximo de um mercado movimentado na região de Nova Bagdá, região predominantemente xiita, matando ao menos 20 pessoas e ferindo outras 58, segundo o Ministério iraquiano do Interior.

Dezenas de feridos foram transportados para o Hospital Kindi Hospital.

AP
Soldados vigiam local de explosão em Tahrir Square; 23 morreram em ataques em Bagdá
Menos de uma hora antes, uma bomba escondida debaixo de um carro explodiu no momento da passagem de uma patrulha da polícia na região de Tahrir Square. A explosão não atingiu a patrulha, mas matou três civis e feriu outros 15, de acordo com a polícia.

Moradores alertaram a polícia a respeito de um carro suspeito na região de Kamaliyah. O carro explodiu durante a inspeção da polícia na área, sem deixar vítimas, segundo o Ministério do Interior.

Violência

A violência sectária no Iraque, que teve início na quarta-feira (22), após o ataque contra um importante santuário xiita ao norte de Bagdá, já deixou 379 mortos e 458 feridos, segundo o Conselho de Ministros do Iraque.

O número inclui vítimas da violência registradas em Bagdá e em todas as Províncias do país desde quarta-feira (22) até as 18h (12h de Brasília) desta terça-feira, disse um dos porta-vozes do conselho em um comunicado.

Confrontos entre sunitas e xiitas tiveram início após o ataque contra um importante santuário xiita em Samarra, ao norte de Bagdá, na quarta-feira (22). A violência se acirrou depois que xiitas desencadearam uma onda de ataques contra mesquitas sunitas.

Em Tikrit, ao norte de Bagdá, uma quarta explosão danificou uma mesquita sunita onde está enterrado o pai do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein. O ataque não deixou vítimas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Onda de ataques no Iraque mata mais de 50
  • Explosão destrói cúpula de santuário xiita no Iraque

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página