Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2006 - 13h29

Colombianos escolhem hoje representantes para Senado e Câmara

Publicidade

da Efe, em Bogotá

Neste domingo os colombianos vão às urnas para escolher 102 senadores e 166 representantes da Câmara Baixa. Os centros de votação --que abriram às 8h (10h de Brasília)-- serão fechados às 16h (18h de Brasília) deste domingo.

A eleição ocorre em meio a uma ofensiva "tradicional" das Farc na época anterior às eleições. Nas duas últimas semanas a principal guerrilha colombiana assassinou políticos, civis, militares e policiais; destruiu pontes e torres de condução de eletricidade e de telefonia, e ameaçou as transportadoras em algumas estradas.

Para garantir a segurança neste dia de votação o governo mobilizou mais de 370 mil homens de todas as instituições armadas para garantir a tranqüilidade.

As instituições dispuseram o "Plano Democracia" para garantir a segurança em mais de 75 mil mesas dos 11 mil postos de votação em 1.098 municípios e proteger os eleitores, os candidatos e os júris de votação.

Mais de 26,3 milhões de cidadãos estão habilitados a votar nestas eleições. Cerca de 276 mil colombianos se inscreveram em outros países para depositar seus votos em 166 lugares.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Grupos incendeiam dois ônibus na Colômbia em dia de eleições

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página