Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2006 - 14h16

Grupos incendeiam dois ônibus na Colômbia em dia de eleições

Publicidade

da Folha Online

Grupos de pessoas incendiaram dois ônibus neste domingo em diferentes bairros de Bogotá (capital da Colômbia) nas primeiras horas de votações para as eleições legislativas no país. Os incêndios não deixaram feridos, segundo a polícia.

Os dois veículos do transporte público foram incendiado em uma zona comercial do norte da capital e no setor industrial do oeste.

O secretário do governo de Bogotá, Juan Manuel Ospina, informou que homens mascarados forçaram os motoristas dos ônibus a parar os veículos e mandaram os passageiros a descerem antes de atear fogo no veículo. No outro ônibus, a polícia informou que o incêndio pode ter começado devido à explosão de um pacote no interior do veículo.

Em um terceiro incidente, um casal que viajava em um táxi desceu do veículo, deixando em seu interior um pacote com uma carga explosiva, que detonou mas não feriu o motorista, informou o comandante da polícia, general Alberto Ruiz.

A polícia não tinha informação sobre se os autores dos atentados pertencem a algum grupo terrorista ou se há conexão entre os três atos.

Nos municípios de Anorí, Granada, Cocorná e San Rafael, no departamento de Antioquia (noroeste do país), membros de um grupo armado amenaçou os eleitores a não irem votar.

No município de Yarumal, também em Antioquia, membros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) puseram fogo em urnas e em cédulas eleitorais --que foram substituídas horas depois.

No departamento de Putumayo (sul), as autoridades eleitorais tiveram que transportar 43 mesas de votação das áreas rurais para a região urbana, também para evitar riscos ao proceso eleitoral.

Nas últimas semanas, as Farc intensificaram seus ataques em 12 dos 32 departamentos colombianos.

Leia mais
  • Colombianos escolhem hoje representantes para Senado e Câmara

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as Farc
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página