Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2006 - 14h17

Portugal indenizará vítimas de pedofilia

Publicidade

da Ansa, em Lisboa

O governo de Portugal foi condenado a indenizar os 44 jovens que foram vítimas de abuso sexual no na instituição educacional pública Casa Pia, segundo informações da imprensa portuguesa divulgadas nesta quarta-feira.

O Tribunal de Lisboa determinou por unanimidade o pagamento de 50 mil euros a 39 das vítimas e de 25 mil euros a outras cinco, ao considerar provada a negligência do Estado em proteger os alunos da Casa Pia, uma instituição dedicada à educação de crianças órfãs ou indigentes.

A advogada Ana Vieira da Silva, representante das vítimas, mostrou-se "muito satisfeita com a decisão". "Foi expressamente provado o sofrimento dos jovens e demonstrada a sua credibilidade", disse.

O escândalo foi descoberto em fevereiro de 2002, quando foi revelada uma rede de exploração sexual infantil na Casa Pia, freqüentada por diplomatas, médicos, advogados e jornalistas.

Naquele ano, foram presos, entre as figuras mais conhecidas, o célebre animador de TV Carlos Cruz e o embaixador Jorge Ritto, ex-representante de Portugal na África do Sul e em Paris, junto à Unesco [braço da ONU para educação e cultura] .

Leia mais
  • França inicia novo julgamento coletivo por pedofilia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pedofilia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página