Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2006 - 05h49

El Baradei deixa o Irã após discutir questão nuclear

Publicidade

da Efe, em Teerã

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o egípcio Mohamed El Baradei, concluiu hoje sua visita de um dia ao Irã, na qual tentou convencer os líderes do país a suspenderem seu programa nuclear.

Segundo informou a agência iraniana de notícias "Isna", Baradei partiu nesta madrugada rumo a Viena após ter se reunido em Teerã com o diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica, Gholamreza Aghazadeh, e com o principal negociador sobre a questão nuclear e secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Ali Larijani.

Durante sua estadia em Teerã, o diretor da AIEA tentou chegar a um entendimento para resolver o contencioso iraniano, que qualificou de "difícil" e "complicado".

Sua visita ocorre antes de ele apresentar um relatório sobre as atividades nucleares iranianas, o que deverá ser feito após o fim prazo fixado pela ONU para que Teerã responda às exigências da comunidade internacional e ponha um fim ao enriquecimento de urânio.

O diretor da AIEA pediu aos dirigentes iranianos que suspendam as atividades nucleares nos 13 dias restantes do prazo fixado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Em 29 de março, o Conselho de Segurança da ONU deu um prazo de um mês para que o Irã suspendesse todas as suas atividades nucleares.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, deixou claro nesta quinta-feira que seu país não voltará atrás em seu programa nuclear e qualificou de "inegociável" o direito dos iranianos de possuir tecnologia atômica que, reafirmou, será utilizada para gerar eletricidade.

Leia mais
  • El Baradei teve reunião "construtiva" com negociador iraniano
  • EUA pedem à ONU "fortes medidas" contra o Irã
  • Ahmadinejad diz que Irã não voltará atrás em seu programa nuclear

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear iraniano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página