Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2006 - 14h01

Parlamento iraquiano adia sessão que busca acordo

Publicidade

da Efe, em Bagdá

O presidente do Parlamento iraquiano, Adnan Al Pachachi, anunciou neste domingo que a sessão da câmara prevista para segunda-feira foi "adiada durante alguns dias", para dar tempo de os partidos políticos chegarem a um acordo sobre o futuro governo.

Segundo um comunicado da Presidência da câmara, o adiamento da sessão, a segunda do Parlamento que saiu das eleições de dezembro, foi decidido depois que Pachachi "discutiu (o assunto) com os principais partidos".

O presidente do Parlamento disse que a decisão foi adotada "com base na reunião mantida hoje (domingo) pelos representantes das diferentes coalizões políticas na câmara".

Pachachi, que com 80 anos é o deputado mais velho do Parlamento, justificou o adiamento --sem precisar a duração-- com a necessidade de "dar mais tempo para que os principais partidos cheguem a um acordo sobre os candidatos aos cargos de presidente (do país), primeiro-ministro e presidente do Parlamento".

O anúncio aconteceu poucas horas depois de a xiita Aliança Unida Iraquiana (AUI), força majoritária na Câmara, declarar que estava perto de alcançar um acordo para designar um candidato a primeiro-ministro em substituição a Ibrahim al Jaafari, que ocupou o cargo durante o último ano.

Segundo fontes da AUI que participam das conversas, os negociadores podem designar nas próximas horas como candidato Jawad Al Malki, "número dois" de Al Jaafari no partido Dawa. O partido é um dos principais dentro da AUI, coalizão que reúne 17 forças.

A AUI havia indicado Al Jaafari para o cargo de primeiro-ministro, mas o resto dos grupos se negou a que o político xiita voltasse a ocupar o cargo, já que garantem que seu governo foi incapaz de restaurar a segurança no país.

Leia mais
  • Parlamento iraquiano convoca reunião para segunda

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o Parlamento iraquiano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página