Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2006 - 19h39

Chávez volta a chamar Alan García de ladrão e corrupto

Publicidade

da France Presse, em Havana

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou neste sábado o candidato social-democrata à presidência do Peru Alan García de "ladrão e corrupto" e disse que ele e o atual presidente, Alejandro Toledo, são "farinha do mesmo saco". "Há governos como o do Peru, que agora entregou uma nota de protesto a Venezuela pelo que eu disse ao responder ao ladrão, o candidato da direita e do império, que é um corrupto de marca maior. Sai o presidente Toledo em defesa dele: farinha do mesmo saco", afirmou Chávez em entrevista à imprensa em Havana.

Foi assim que o presidente venezuelano respondeu à nota de protesto enviada por Lima por considerar que as declarações de Chávez contra García, feitas ontem em Caracas, são uma "flagrante intromissão" no processo eleitoral peruano. Chávez também havia anunciado que vai retirar seu embaixador de Lima caso García, que já presidiu o país de 1985 a 1990, vença o segundo turno do pleito contra o nacionalista Ollanta Humala, a quem prometeu apoio no caso de vitória.

Mais cedo, García havia dito que Chávez é "cara-de-pau" e "sem-vergonha" por opor-se aos tratados de comércio com os EUA junto com o presidente boliviano Evo Morales e viver do petróleo que vende ao mercado norte-americano.

"Ele [García] está assumindo a candidatura do império, é isso que está acontecendo e com certeza leram para ele a cartilha imperial e lhe disseram que a primeira coisa que tinha a fazer era atacar Chávez, Evo e Fidel", disse o presidente Venezuelano.

O presidente cubano, Fidel Castro, Morales e Chávez firmaram hoje em Havana o Tratado Comercial dos Povos, uma iniciativa da Bolívia como alternativa aos tratados comerciais propostos pelos EUA.

Leia mais
  • Humala critica Alan García e lamenta polêmica com Hugo Chávez

    Especial
  • Veja a cobertura completa sobre as eleições no Peru
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página