Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2006 - 12h48

Polícia considera "impossível" vigiar terroristas no Reino Unido

Publicidade

da Folha Online

A polícia britânica enfrenta uma tarefa "impossível" ao tentar vigiar os centenas de suspeitos de terrorismo, afirmou o chefe da polícia britânica, Ian Blair, nesta sexta-feira.

"A idéia de que os serviços de segurança e a polícia possam vigiar todos os suspeitos é algo quase impossível", afirmou Blair à rádio britânica LBC.

"Centenas de pessoas estão financiando e planejando ataques terroristas. Para vigiar adequadamente um único suspeito, é necessária uma equipe de ao menos dez pessoas", afirmou.

As declarações foram dadas um dia depois da divulgação de um
relatório da Comissão de Inteligência e Segurança da Câmara dos Comuns sobre os atentados de julho de 2005 em Londres.

Conclusões

Segundo o documento --que relaciona os ataques à rede terrorista Al Qaeda-- tanto o governo quanto a comissão parlamentar encarregada de investigar e caso isentam os serviços de segurança de culpa pelos ataques, descritos como "imprevisíveis".

No entanto, o relatório afirma que a "falta de recursos" impediu os serviços de segurança de interceptarem os autores dos atentados de 7 de julho. Segundo a comissão, "as possibilidades de evitar os atentados teriam aumentado" se mais recursos tivessem sido destinados, e se os serviços de segurança tivessem tomado "outras decisões" entre 2003 e 2005.

Blair disse esperar que a publicação do relatório "reavive a vigilância pública" contra ataques terroristas em potencial. "Precisamos manter aqueles mortos e feridos em nossas mentes", disse Blair, referindo-se aos ataques de 7 de julho, que mataram 52 pessoas e feriram outras 700.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página