Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2006 - 19h22

Montenegro aprova sua independência, diz pesquisa

Publicidade

da Folha Online

A república de Montenegro parece ter aprovado sua independência da Sérvia no referendo realizado neste domingo, segundo uma estimativa da ONG Centro para Eleições Livres e a Democracia (CESID).

"56,3% dos montenegrinos votaram a favor da independência. É uma projeção estável, mas não descartamos algumas mudanças', informou Zlapko Vujovic, membro do CESID.

Para que a independência seja considerada válida, a União Européia (UE) havia exigido maioria de 55% dos votos. Se a apuração confirmar o resultado, será o último capítulo do esfacelamento do antigo Estado iugoslavo.

A Central de Monitoramento das eleições, no entanto, divulgou um número diferente: 55,2% dos eleitores teriam optado pela independência.

A estimativa é feita com base em 90% das urnas e, de acordo com os dirigentes da central, os resultados oficiais, a serem divulgados nesta segunda-feira, não devem ser muito diferentes do que mostra a pesquisa.

Após ouvirem a notícia, ativistas pró-independência saíram às ruas para celebrar munidos de fogos de artifício.

Houve tensão depois que o resultado da sondagem foi divulgado, e o líder da facção contrária à independência, Pedrag Bulatovic, recusou-se a admitir derrota antes dos resultados oficiais. Inconformado, ele declarou: "Eu apelo ao governo que peça para as pessoas saírem das ruas e voltarem para casa."

"Eu peço paz, tolerância e paciência. As pessoas devem esperar os resultados em casa. Os resultados divulgados não são definitivos. Um resultado arbitrário feito por um grupo de monitoramento não deve desestabilizar Montenegro", insistiu Bulatovic.

A Comissão Eleitoral do Estado disse que a freqüência às urnas foi de 87% dos 485 mil eleitores montenegrinos.

Leia mais
  • Montenegro desapareceu após a Primeira Guerra Mundial
  • Plebiscito pode mudar Sérvia e Montenegro antes do Mundial

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Sérvia e Montenegro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página