Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2006 - 12h14

Irã apresenta denúncia contra Saddam a autoridades iraquianas

Publicidade

da France Presse, em Bagdá
da Folha Online

O Irã apresentou uma denúncia contra o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein durante a recente visita a Bagdá do ministro iraniano das Relações Exteriores, Manushehr Mottaki, informa um comunicado oficial divulgado neste sábado.

"As duas partes recordaram os crimes cometidos pelo regime de Saddam Hussein e sua agressão contra os povos iraquiano, iraniano e kuaitiano, ao mesmo tempo que destacaram a necessidade de julgá-lo por isso", afirma a nota.

"Por este motivo, a república iraniana apresentou ao ministério iraquiano das Relações Exteriores uma denúncia contra Saddam e seus agentes, que deve ser submetida à análise do Alto Tribunal Penal iraquiano."

O texto não especifica a natureza das acusações feitas pelo Irã contra o ditador deposto iraquiano, nem o número de ex-membros de seu regime que Teerã pretende levar aos tribunais.
Saddam e os outros sete réus são acusados de envolvimento na execução de ao menos 148 xiitas em 1983, depois que o grupo foi declarado culpados de participar de uma tentativa de assassinar Saddam na localidade de Dujail.

O julgamento do ex-ditador foi adiado para a próxima segunda-feira (29), depois da realização da 28ª audiência do processo, que teve início em outubro.

Antes do adiamento, o juiz que preside o julgamento, o curdo Rauf Rashid Abdel Rahman, ouviu na quarta-feira (24) seis testemunhas de defesa --entre elas, o ex-vice premiê iraquiano, Tarek Aziz, 70, que compareceu para depor vestido de pijama.

Durante a audiência, Aziz defendeu Saddam dizendo que a corte deveria estar julgando os atuais líderes iraquianos xiitas, que "tentaram matá-lo e matar Saddam" na década de 80.

Segundo ele --que foi colaborador de Saddam durante muitos anos-- o episódio em Dujail foi parte de uma série de operações "cujos alvos eram civis e militares".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Acusações de Saddam incluem crimes contra humanidade e abusos
  • Tribunal iraquiano vai julgar outros sete acusados com Saddam

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento de Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página