Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2006 - 19h06

Boca-de-urna aponta liderança de García em votação para presidente no Peru

Publicidade

da France Presse, em Lima

O social-democrata Alan García encabeçava a votação em segundo turno das eleições presidenciais do Peru, com 52,8% a 55% dos votos e uma vantagem de 5,6 a 10 pontos sobre o nacionalista Ollanta Humala, segundo três sondagens de boca-de-urna divulgadas após o encerramento da votação.

Cerca de 16,5 milhões de peruanos votaram para eleger seu presidente entre o Humalla, visto por analistas como um populista alinhado com o líder venezuelano Hugo Chávez, e García, o ex-presidente (1985-1990), que deixou um rastro de crise após seu mandato.

García, 57, promete mudanças moderadas e "responsáveis" enquanto Humalla fala de uma reforma radical e crítica do modelo econômico atual, propondo a nacionalização dos recursos naturais.

A sondagem da empresa Apoyo, divulgado imediatamente após o encerramento das votações, mostrou García com 52,8% dos votos ante 47,2% de Humala.

O instituto Datum indicou uma votação de 54,9% para o social-democrata enquanto o nacionalista obteve 45,2% dos votos. Já para a empresa Opinión Pública, García foi alvo de 55% dos votos e Humalla, 45%.

Os primeiros resultados oficiais são previstos para as 21h (23h em Brasília), com estimativa de 50% dos votos já estejam apurados.

Leia mais
  • Começa segundo turno da eleição presidencial no Peru
  • Eleição apresenta dilema a peruanos, dizem analistas
  • Ex-presidente Alan García é o favorito para eleições deste domingo no Peru

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Peru
  • Leia a cobertura completa das eleições no Peru
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página