Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2006 - 22h42

García proclama vitória mas Humala diz que vai esperar números oficiais

Publicidade

da France Presse, em Lima

O social-democrata e ex-presidente Alan García se proclamou como o vitorioso do segundo turno das eleições do Peru, ante seu rival, o nacionalista Ollanta Humala, em um discurso frente a milhares de partidários em Lima. Humala, no entanto, disse que vai esperar os resultados oficiais das autoridades eleitorais, que deve divulgar nas próximas horas os primeiros boletins parciais.

Sem reconhecer sua derrota, Humala convocou uma "frente nacionalista, democrática e popular" em todo o país para aglutinar as forças políticas, sociais e sindicais "que amam a pátria e rechaçam o modelo neoliberal".

Em seu discurso aos militantes, García afirmou que "hoje o país deu uma mensagem de independência nacional e de soberania ano ao derrotar o esforço do senhor Hugo Chávez de incorporarmos sua estratégia de expansão do modelo militarista e retrógrado que pretendeu implantar na América do Sul".

E acrescentou: "deve se entender que hoje o Peru disse não a tudo que represente penetração ou ingerência internacional e fico feliz que o eleitorado tenha sido contundente ao rechaçar a intenção de dominação que essas eleições indicavam".

Leia mais
  • Começa segundo turno da eleição presidencial no Peru
  • Eleição apresenta dilema a peruanos, dizem analistas
  • Ex-presidente Alan García é o favorito para eleições deste domingo no Peru

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Peru
  • Leia a cobertura completa das eleições no Peru
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página