Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2006 - 08h51

Calderón mantém vantagem frente a López Obrador no México

Publicidade

da Efe, na Cidade do México

O candidato conservador à Presidência do México, Felipe Calderón, mantém uma leve vantagem frente ao esquerdista Andrés Manuel López Obrador, após a apuração dos votos de 88,44% das mesas eleitorais, segundo a apuração preliminar oficial.

Calderón, do Partido de Ação Nacional (PAN), tinha 13.103.190 votos (36,82%), enquanto López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), contabilizava 12.680.679 (35,63%) no cômputo preliminar do Instituto Federal Eleitoral (IFE) divulgado às 5h11 (7h11 de Brasília).

O candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Roberto Madrazo, tinha 7.416.982 votos (20,84%), segundo o Programa de Resultados Eleitorais Preliminares (Prep).

Os dois candidatos minoritários, ambos de partidos novos, estavam muito longe dos três anteriores, com 1.035.308 votos (2,9%) para Patricia Mercado, da Alternativa Social-Democrata e Camponesa (Pasc), e 354.155 votos (0,99%) para Roberto Campa, da Nova Aliança.

Os resultados apertados das pesquisas de boca-de-urna impediram ontem à noite a proclamação antecipada de um vencedor no fechamento das mesas eleitorais, o mesmo ocorreu com a apuração rápida feita pelo IFE em mais de 7 mil colégios eleitorais.

A situação abriu um compasso de espera para os milhões de mexicanos que ainda esperam conhecer quem será o sucessor do presidente Vicente Fox para o período 2006-2012.

Enquanto isso, os últimos dados surgidos das urnas apontam que o PAN se transformaria na primeira força política na Câmara dos Deputados e no Senado.

No entanto, a margem não deve ser muito ampla, com o que o Congresso mexicano viveria uma divisão muito semelhante entre os três maiores partidos --PAN, PRD e PRI.

Os resultados preliminares do pleito realizado ontem apontam para uma vitória do candidato do PRD à chefia do governo do Distrito Federal, Marcelo Ebrard, enquanto o PAN conservaria dois dos três estados em disputa, Jalisco e Guanajuato, e poderia ganhar também o de Morelos.

Leia mais
  • Calderón mantém vantagem frente a López Obrador no México

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no México
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página