Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2006 - 17h04

Eleitores mexicanos no exterior optaram por Calderón

Publicidade

da Ansa, na Cidade do México
da Folha Online

O candidato governista das eleições presidenciais mexicanas, Felipe Calderón, obteve a maioria dos votos emitidos por mexicanos residentes no exterior, principalmente nos Estados Unidos, segundo números oficiais divulgados nesta segunda-feira.

Calderón, do Partido Ação Nacional (PAN, direita), que disputa o pleito com o esquerdista Andrés López Obrador, obteve 58,29% dos votos emitidos pelos mexicanos no exterior, contra 34% de López Obrador.

Apenas 4,17% dos eleitores que votaram por correio apoiaram Roberto Madrazo, candidato da Aliança pelo México, formada pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI, centro) e o Partido Verde.

No total, 33.111 mexicanos residentes no exterior enviaram seus votos para eleger o presidente, mas apenas 32.632 foram declarados válidos.

Era esperado um maior interesse dos mexicanos no exterior. No entanto, as limitações estabelecidas, como apenas poder votar por correio, teriam impedido uma maior participação.

Os votos foram enviados de 71 países, mas a maioria (28.335) foi dos Estados Unidos. É a primeira vez na história do México em que é permitido o voto de mexicanos no exterior.

Indefinição

Em uma das eleições presidenciais mais disputadas da história do país, os mexicanos terão que esperar até a quarta-feira (5) para saber quem governará o país nos próximos seis anos.

O Instituto Federal Eleitoral (IFE) havia planejado anunciar os resultados finais das eleições até as 23h deste domingo. No entanto, pela pequena diferença de votos entre os dois principais candidatos, o IFE preferiu contar todas as cédulas antes de antecipar qualquer resultado.

Com 97,98% de todos os votos apurados, Calderón está com 36,37% e López Obrador com 35,37%. Madrazo, na terceira colocação segundo os votos já apurados, obteve 21,55%.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Candidato da esquerda pode pedir revisão da apuração no México
  • Calderón mantém vantagem frente a López Obrador

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no México
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página