Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2006 - 10h30

Teste da Coréia do Norte não fere acordo ou texto internacional

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Não há nenhuma convenção internacional ou resolução do Conselho de Segurança da ONU que proíba a Coréia do Norte de testar lançadores- mísseis militares ou foguetes para colocar satélites em órbita.

O que havia era uma "moratória" que aquele país adotou unilateralmente, em 1999, depois das pressões da China, dos Estados Unidos e das potências regionais. Mas o regime de Pyongyang declarou no ano passado que não se considerava mais obrigado a respeitá-la.

O recuo se deu de forma paralela à ruptura das negociações multilaterais para recolocar o parque nuclear norte-coreano sob o regime de inspeções, e com isso bloquear seu acesso à bomba atômica.

"O lançamento de mísseis é uma questão de nossa soberania interna", disse ontem Ri Pyong Dok, diplomata norte-coreano, a um canal de TV japonês.

A moratória foi adotada no ano seguinte ao teste do primeiro Taepodong. Em meio a pesadas reações, a Coréia do Norte disse que se tratava do teste de um lançador de satélites, sem finalidades militares.

A China, sua grande aliada, anunciou que vetaria qualquer resolução da ONU contra a Coréia do Norte. Sem mais afinidades ideológicas consistentes, os chineses reconhecem a instabilidade do regime norte-coreano, cujo colapso contrariaria seus interesses geopolíticos.

Em 1999 foi publicado um simples comunicado à imprensa, em que o Conselho de Segurança criticava o teste de míssil e exortava os países asiáticos a não partirem para a retaliação.

Ontem, nas Nações Unidas, todas as delegações se referiam à necessidade de a Coréia do Norte readotar a moratória. Era o único documento em cima do qual alguma forma de cobrança era possível.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Excêntrico, líder da Coréia do Norte é hábil estrategista
  • Veja cronologia dos conflitos entre EUA e Coréia do Norte
  • Saiba mais sobre o míssil norte-coreano Taepodong-2

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Coréia do Norte
  • Leia o que já foi publicado sobre o míssil Taepodong-2
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página