Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2006 - 03h05

Equipes de resgate retiraram 65 corpos de vítimas do acidente na Rússia

Publicidade

da Efe, em Moscou

As equipes de salvamento resgataram neste domingo (9/7) 65 corpos das 150 vítimas de um acidente aéreo ocorrido neste domingo em Irkutsk, na Sibéria, informou o Ministério de Situações de Emergência da Rússia.

Ainda não há consenso quanto ao número de feridos. O porta-voz do ministério, Serguei Beltsov, anunciou que o número de pessoas hospitalizadas era de 55, muitas delas em estado grave, segundo a agência Interfax. Já a agência oficial russa Itar-Tass apurou que o departamento local do Ministério do Interior anunciou que 35 passageiros e os oito tripulantes foram hospitalizados na catástrofe.

O número de mortos pode aumentar nas próximas horas, já que nove dos ocupantes do A-310 foram internados em estado grave na unidade de queimados de um hospital local.

Entre os passageiros, o Airbus transportava muitas crianças cujo destino era uma temporada de repouso às margens do lago Baikal, a maior reserva de água doce do planeta e um dos destinos turísticos mais importantes da Rússia.

O avião da companhia "Sibir", que fazia a rota entre Moscou e Irkutsk --cidade banhada pelo lago Baikal --, saiu da pista de aterrissagem logo após tocar o solo, bateu contra um edifício e pegou fogo. O incêndio foi controlado mais de duas horas depois do acidente.

A caixa-preta do avião foi encontrada entre os destroços e será levada a Moscou para ser avaliada por especialistas, informou o Ministério dos Transportes russo à agência 'Interfax'.

As autoridades locais criaram um gabinete de crise para investigar a catástrofe, e disponibilizaram uma linha telefônica para atender os parentes das vítimas.

A promotoria local iniciou um expediente penal baseado no artigo 263 do Código Penal russo sobre "violação das regras de exploração do espaço aéreo".

O aeroporto de Irkutsk funciona normalmente e não há atrasos nos vôos, de acordo com fontes do aeroporto à agência Interfax.

O acidente

O acidente aéreo que resultou em pelo menos 150 mortes ocorreu neste domingo (9/7), por volta das 8h locais (20h de Brasília), no aeroporto de Irkutsk, informaram autoridades locais à agência russa Interfax. O avião comercial transportava 200 ocupantes --192 passageiros e oito integrantes da tripulação.

Segundo as autoridades locais, o Airbus A-310 da companhia Sibir, que havia decolado de Moscou, aterrisou no aeroporto teria saído da pista e batido em um muro de concreto e em uma torre de comando antes de incendiar-se. O aparelho ficou totalmente destruído e os passageiros sobreviventes tiveram que ser evacuados pela parte traseira do avião.

Leia mais
  • Cerca de 150 pessoas morreram em acidente aéreo na Sibéria

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes de avião
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página