Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2006 - 12h31

Ataques coordenados deixam dezenas de mortos e feridos na Índia

Publicidade

da Folha Online

Num dos piores ataques contra a rede de transportes na Índia, uma série de bombas deixaram dezenas de mortos e feridos nesta terça-feira em Mumbai (Bombaim), capital financeira do país.

AP
Explosões atingem trens na cidade de Mumbai, deixando dezenas de mortos e feridos
Informações da polícia dão conta que sete bombas [em trens e na própria ferrovia] deixaram 135 mortos e cerca de 300 feridos, mas o total de vítimas pode subir. De acordo com o P.S. Pasricha, da polícia de Mumbai, as explosões fazem parte de um ataque coordenado.

Mumbai, uma metrópole de cerca de 17 milhões de habitantes, foi atingida por uma série de explosões na última década. Mais de 250 pessoas morreram na Índia em 1993, quando explosões atingiram a cidade de Mumbai. Á época, autoridades atribuíram os ataque a gangues criminosas.

Seqüência

As explosões desta terça-feira ocorreram entre 18h e 18h30 (9h30 e 10h de Brasília) em vagões de primeira classe e em estações da linha oeste da ferrovia de Mumbai. O governo declarou estado de alerta.

Após as explosões, que ocorreram quando os trens estavam lotados, caos e nervosismo tomaram conta das milhares de pessoas que viajavam através das estações. Todo o transporte de trens foi paralisado, deixando um grande congestionamento de pessoas em toda a rede.

A linha de trens de Mumbai é uma das que transportam mais passageiros em todo o mundo.

Testemunhas relataram ter visto pedaços de corpos nas estações. Imagens de TV mostraram passageiros carregando vítimas até ambulâncias. O chefe de polícia A.N. Roy afirmou à TV indiana que 20 corpos foram levados a hospitais e que o número de vítimas ainda pode subir.

Pranay Prabhakar, porta-voz da Companhia Western Railway, confirmou a ocorrência das sete explosões. Segundo ele, a circulação de trens foi suspensa em Mumbai e os passageiros devem evitar a área das estações.

AP
Multidão lota estação de trem em Mumbai, que paralisou o tráfego devido a explosões
Aparentemente, as explosões aconteceram sucessivamente --tática comum empregada por militantes da Caxemira que costumam atacar trens de cidades indianas.

Imagens de TV mostraram vítimas recebendo atendimento e passageiros caídos no solo da estação de Khar, um dos locais atingidos.

As explosões ocorreram horas depois que sete pessoas morreram e 20 ficaram feridas em três ataques de supostos rebeldes em Srinagar, principal cidade da Caxemira indiana.

A Caxemira foi dividida entre a Índia e o Paquistão depois que os dois países se tornaram independentes do Reino Unido, em 1947, mas os dois países disputam o controle da região.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Veja fotos dos ataques contra a rede de transporte de Mumbai
  • Líderes do Paquistão condenam explosões em trens na Índia

    Especial
  • Veja fotos dos ataques contra a rede de transporte de Mumbai
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões na Índia
  • Leia o que já foi publicado sobre a Caxemira
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página