Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2006 - 09h55

Vôos trazendo 375 brasileiros do Líbano chegam ao Brasil

Publicidade

da Folha Online

Mais dois vôos trazendo 375 brasileiros que estavam no Líbano chegaram ao Brasil nesta quinta-feira. Um total de 1.379 brasileiros já deixaram o Líbano --1.134 por meio das operações de resgate organizadas pelo governo brasileiro, e o restante por meios próprios.

O primeiro avião, pertencente à FAB (Força Aérea Brasileira), pousou às 6h no aeroporto do Recife com 150 brasileiros, e seguiu para São Paulo.

O segundo avião, da empresa aérea TAM, trouxe 225 brasileiros e aterrissou em Natal, de onde também seguiu para o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Outros vôos da FAB já haviam trazido 475 pessoas ao Brasil e novos vôos partindo de Adana, na Turquia, estão programados para hoje (80 lugares) e sábado (150 lugares).

Um segundo vôo organizado pela TAM, com o apoio da Gol, trará outras 220 pessoas de Damasco (Síria) para o Brasil no sábado.

As companhias aéreas tentam organizar ainda um terceiro vôo partindo de Damasco para o Brasil, mas não há uma confirmação de data.

Segundo o coordenador do grupo de trabalho de apoio aos brasileiros no Líbano, embaixador Everton Vieira Vargas, cerca de 296 brasileiros ainda deverão ser resgatados de Beirute, no Líbano, nos próximos dias.

Corredor

Ontem, o Itamaraty informou que o governo de Israel estuda a possibilidade de abrir corredores humanitários para permitir a retirada de civis afetados pelo conflito no Líbano.

De acordo com o ministério, a informação foi dada pela chanceler israelense, Tzipi Livni, em telefonema ao ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que está em Adana, na Turquia, acompanhando o embarque de brasileiros resgatados no Líbano.

O Ministério da Saúde anunciou ontem um serviço de assistência médica e psicológica para atender aos brasileiros resgatados que eventualmente precisarem de apoio ao desembarcarem no país. Os telefones de contato com o serviço são (0xx61) 3315-2700 ou (0xx61) 3315-2138.

Leia mais
  • Ouça relatos de brasileiros no Líbano e em Israel
  • Veja cronologia dos confrontos

    Especial
  • Leia mais sobre a Guerra no Oriente Médio
  • Veja fotos da atual onda de violência entre Israel e Líbano
  • Enquete: que governo ou órgão pode barrar ou ajudar a minimizar os conflitos?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página