Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2006 - 19h43

Total de pessoas que fugiram do Líbano para o Brasil passa de 1.400

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

Dois vôos chegaram ao Brasil nesta quinta-feira trazendo 401 pessoas (399 brasileiros e duas estrangeiras) que foram retiradas no Líbano. Desde o início do conflito, no último dia 12, 1.469 brasileiros deixaram o Líbano em direção a Andana (Turquia) e Damasco (Síria), segundo informou o governo brasileiro.

No vôo da FAB (Força Aérea Brasileira) proveniente de Adana (Turquia), entre os 150 passageiros, havia uma libanesa e uma paraguaia.

Já o vôo da TAM, que partiu de Damasco, foi caracterizado por uma grande quantidade de crianças a bordo, sendo 26 de colo, o que permitiu o aumento da ocupação da aeronave: nos 225 lugares disponíveis foi possível transportar, então, 251 passageiros.

O outro avião da FAB que decolou hoje de Adana também traz quatro crianças de colo a bordo, com uma lotação de 84 passageiros.

Pelo balanço do Itamaraty, dos 1.469 brasileiros que deixaram o Líbano, 1.134 receberam com a ajuda do governo, e o restante fugiu do conflito por meios próprios, mas muitos têm contado com o apoio oficial para voltar ao Brasil.

A FAB já transportou 559 pessoas da Turquia para o Brasil, considerando o vôo que decolou hoje de Adana, mas ainda não chegou ao país, e a TAM trouxe outras 251 pessoas que estavam na Síria.

Até o próximo domingo, ao menos outras 450 pessoas serão trazidas de volta ao Brasil.

Passaportes

Diante da dificuldade de documentação dos brasileiros no Líbano e também de libaneses que desejam vir para o Brasil, o Itamaraty já enviou nesta semana 500 passaportes para Beirute e cem para Damasco, para brasileiros com documentos desatualizados e crianças de até 12 anos que não tinham documentação adequada para o trâmite de imigração.

Outros 2.000 passaportes para estrangeiros poderão ser emitidos em Damasco para parentes de brasileiros (pais, mãe, filho, marido ou mulheres de brasileiros) que não estão com passaportes vencidos e não conseguiriam a documentação na Síria.

A atualização dos documentos no exterior e até mesmo a emissão de documentos para os estrangeiros não isenta, no entanto, os refugiados trazidos de volta ao Brasil do processo de imigração, realizado pela Polícia Federal no momento do desembarque.

Leia mais
  • Israel mantém ataques; Líbano prevê mais de 600 mortos

    Especial
  • Leia mais sobre a Guerra no Oriente Médio
  • Veja fotos da atual onda de violência entre Israel e Líbano
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise entre Israel e Líbano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página