Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2006 - 21h48

Tropas israelenses avançam sobre território libanês

Publicidade

da France Presse, em Rachaya (Líbano)
da Folha Online

Unidades do Exército israelense procedentes de Metulla, no norte de Israel, entraram por cerca de 7 km no território libanês na madrugada desta quinta-feira (noite de quarta-feira no Brasil) e estão nos arredores da cidade de Khiam, informou a polícia local.

Uma coluna de blindados israelenses, apoiada pela artilharia, contornou as vilas de Burj al Muluk e Qlaia e seguiu para Khiam, cidade situada no sudeste do Líbano, onde estão entrincheirados os combatentes do grupo terrorista Hizbollah, revelou a polícia.

As forças israelenses estão a 500 metros das entradas oeste e sul de Khiam, de acordo com um oficial da polícia libanesa.

Segundo a polícia, os combatentes do Hizbollah dispararam foguetes antitanques contra os blindados israelenses, enquanto a aviação de Israel bombardeava Khiam.

A chegada das tropas israelenses às portas de Khiam ocorre horas após o anúncio da morte de 15 soldados do Exército israelense no sul do Líbano, onde outros 38 militares de Israel ficaram feridos.

Esta foi a maior perda de homens do Exército de Israel em apenas um dia desde o início dos combates no sul do Líbano, em 12 de julho.

No total, 80 soldados israelenses foram mortos pelo Hizbollah no atual conflito, de acordo com levantamento realizado pela France Presse.

A emissora de TV israelense Canal 10 confirmou importantes movimentos de tanques e outros blindados entre o norte de Israel e o sul do Líbano, na altura da localidade israelense de Metulla.

"Não se trata da grande ofensiva autorizada hoje pelo gabinete de segurança", esclareceu um porta-voz do Exército israelense.

Segundo a Força Interina da ONU no Líbano (Unifil), "o Exército israelense mantém sua presença em várias zonas do sul do Líbano" e também "parece estar avançando, de maneira limitada, para Labbuné e Qantara".

A operação ocorre, até agora, dentro da faixa de oito quilômetros de extensão que as tropas israelenses já estavam ocupando no sul do Líbano com um efetivo de 10 mil militares.

O Gabinete de Segurança autorizou o avanço das tropas israelenses, que devem ir além do rio Litani [principal provedor de água à região] --de onde são lançados a maioria dos foguetes contra seu território. O objetivo é ocupar uma faixa de cerca de 30 km.

O estopim do conflito foi o seqüestro de dois soldados israelenses no último dia 12, levado a cabo pelo Hizbollah. A ação deixou ainda outros oito soldados e dois membros do Hizbollah mortos. Desde então, Israel ataca o Líbano por terra, ar e mar, deixando inúmeras cidades libanesas destruídas, sem luz, água e telefone.

Até o momento, a violência deixou mais de mil mortos, 900 deles no Líbano.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Veja cronologia dos confrontos

    Especial
  • Leia mais sobre a Guerra no Oriente Médio
  • Veja fotos da atual onda de violência entre Israel e Líbano
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise entre Israel e Líbano
  • Enquete: Tropas libanesas podem barrar a violência entre Israel e Hizbollah?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página