Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2006 - 10h04

Países da Europa aumentam segurança após alerta em Londres

Publicidade

da Ansa
da Folha Online

O Ministério do Interior italiano intensificou hoje "a vigilância de todos os alvos sensíveis", principalmente os vinculados "ao Reino Unido", apesar de "não haver sinais específicos de alerta" para o país.

Na Espanha, o premiê José Luis Rodríguez Zapatero anunciou hoje o reforço das medidas de segurança em todos os aeroportos espanhóis, que cancelaram 90% dos vôos ao Reino Unido.

O Ministério do Interior alemão também elevou hoje as medidas de segurança aérea como reação ao alerta de terrorismo no Reino Unido, mas não deu mais detalhes sobre a operação.

Os anúncios foram feitos depois de a polícia britânica haver anunciado a desarticulação de um plano de realizar uma série de atentados explosivos em pelo menos dez aviões em vôo do Reino Unido, a maioria destinada aos Estados Unidos.

Itália

"No que concerne à segurança dos vôos, foram transmitidas ao pessoal encarregado ordens de máxima atenção nos controles de pessoas e equipamentos, com a abertura de malas escolhidas aleatoriamente", afirmou o comunicado do Ministério do Interior italiano.

O Ministério afirmou também que "no momento não são previstas, por outro lado, medidas de alerta vermelho, como a proibição de levar bagagem de mão".

"Sobre este ponto, também será avaliado o desenvolvimento da situação nos aeroportos britânicos", acrescentou.

Espanha

O premiê espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou hoje o reforço das medidas de segurança em todos os aeroportos espanhóis, que cancelaram 90% dos vôos ao Reino Unido.

"Esta manhã o ministro do Interior, Alfredo Perez Rubalcaba, informou-me que deu instruções para aumentar todos os controles nos aeroportos do país", afirmou Zapatero em coletiva de imprensa concedida em Santiago de Compostela.

O reforço das medidas de segurança é realizado principalmente nos vôos com destino ao Reino Unido e aos Estados Unidos.

Os aeroportos espanhóis cancelaram 707 dos 787 vôos previstos para hoje saindo de diversas cidades espanholas rumo ao Reino Unido, o que representa 90% do total, informou a entidade Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea.

Alemanha

O Ministério do Interior alemão afirmou em comunicado que geralmente suas medidas de segurança já são elevadas, mas acrescentou que, devido à situação no Reino Unido, se decidiu adaptá-las às circunstâncias e ampliá-la ainda mais.

No entanto, o Ministério não quis dar detalhes sobre a elevação do nível de alerta e limitou a recomendar aos passageiros que cheguem com antecedência aos aeroportos porque as medidas de controle serão mais rígidas.

O Ministério não quis fazer uma avaliação sobre a situação no Reino Unido e somente afirmou que está em contato com as autoridades britânicas.

Os Estados Unidos tomaram medidas em decorrência do alerta terrorista britânico, aumentando suas medidas de segurança aeroportuária.

Leia mais
  • Londres frustra suposto ataque a dez aviões detém 21 suspeitos
  • Ministro pede que britânicos mantenham rotina
  • EUA e Alemanha aumentam nível de alerta terrorista

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques a Londres
  • Veja galeria de fotos dos aeroportos de Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página