Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2006 - 11h37

Bush teria sido avisado no fim de semana sobre ameaça a vôos

Publicidade

da France Presse, em Washington
da Folha Online

O presidente dos EUA, George W. Bush, já havia falado no fim de semana com o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, sobre a existência de um plano terrorista contra vários vôos internacionais entre Reino Unido e EUA.

De acordo com a rede de televisão CNN, desde então Bush se manteve em contato com Blair para conhecer todos os detalhes das investigações que permitiram às autoridades britânicas desmantelar os planos terroristas.

A polícia britânica deteve 21 pessoas suspeitas de envolvimento com uma "rede terrorista internacional", supostamente ligada à Al Qaeda [de Osama bin Laden], que planejava explodir dez aviões durante vôos com direção a Nova York, Washington e Califórnia. Os explosivos seriam levados para dentro de aviões de grande porte [com capacidade para 300 ou 400 passageiros] em bagagens de mão.

Casa Branca

Os planos para atacar vários aviões na rota entre Reino Unido e Estados Unidos representavam "uma grave ameaça" aos dois países, afirmou hoje o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.

Bush entrou em contato com seus colaboradores e com as autoridades britânicas de seu rancho em Crawford (Texas) para conhecer os detalhes do plano terrorista desarticulado nesta quinta-feira no Reino Unido, segundo Snow.

O presidente se disse convencido de que a trama desarticulada era "uma ameaça direta para os EUA" e para seu maior aliado, o Reino Unido, afirmou o porta-voz da Casa Branca.

Snow acrescentou que a investigação ainda está em andamento e que pode durar "dias ou semanas", período no qual as autoridades americanas adequarão as medidas de segurança em função da "natureza da ameaça".

Bush comentará essas medidas e a operação desenvolvida no Reino Unido durante a visita que realizará hoje a Green Bay, em Wisconsin, onde deve participar de um ato de arrecadação de fundos para seu partido e visitar as instalações de uma metalúrgica.

Leia mais
  • Londres frustra suposto ataque a aviões e eleva nível de segurança
  • Ministro pede que britânicos mantenham rotina
  • Conheça novas medidas de segurança nos aeroportos britânicos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques a Londres
  • Veja galeria de fotos dos aeroportos de Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página