Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2006 - 12h22

TV anuncia tentativa frustrada de seqüestro de avião na Jordânia

Publicidade

da Folha Online

Uma tentativa de seqüestrar um avião da Qatar Airways foi frustrada nesta quinta-feira, informou a Al Jazira (rede de TV do Qatar).

Segundo a rede de televisão, o avião tinha como destino a cidade de Doha, capital do Qatar, e partiu da cidade de Amã, capital da Jordânia.

Segundo autoridades aeroportuárias jordanianas um homem tentou invadir a cabine do vôo da Qatari Airways, que voltou a Amã com segurança.

Não há mais informações sobre o incidente.

A suposta ameaça ocorre no mesmo dia em que a polícia britânica anunciou haver frustrado um plano de atentados terroristas contra dez vôos entre Reino Unido e Estados Unidos.

A polícia britânica deteve 21 pessoas suspeitas de envolvimento com uma "rede terrorista internacional", supostamente ligada à Al Qaeda [de Osama bin Laden], que planejava explodir dez aviões durante vôos com direção a Nova York, Washington e Califórnia. Os explosivos seriam levados para dentro de aviões de grande porte [com capacidade para 300 ou 400 passageiros] em bagagens de mão.

Reino Unido, EUA e países da Europa elevaram seu nível de alerta de segurança, alegando possibilidade iminente de atentado. Autoridades britânicas não descartam, inclusive, que um ataque ocorra ainda hoje.

Segundo a polícia, a idéia dos terroristas era a de detonar artefatos construídos no Reino Unido, compostos por algum tipo de explosivo líquido, a exemplo dos utilizados nos ataques terroristas ao sistema de transportes londrino em 7 de julho de 2005, quando 52 pessoas morreram e mais de 700 se feriram.

Suspeitos

Todos os suspeitos foram capturados em Londres, arredores e em Birmingham (centro do país), segundo o subchefe de polícia Paul Stephenson. Ele também disse que os policiais impediram que terroristas cometessem um "ataque em massa e de alcance inimaginável".

Para chegar ao grupo, que teria braços internacionais, a polícia britânica investigou reuniões, viagens, gastos e um grande número de pessoas no Reino Unido e em outros países, de acordo com o chefe da polícia antiterrorismo Peter Clarke. Até o momento, os nomes e as nacionalidades dos suspeitos não foram divulgados.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Londres frustra suposto ataque a aviões e eleva nível de segurança
  • Ministro pede que britânicos mantenham rotina
  • Conheça novas medidas de segurança nos aeroportos britânicos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques a Londres
  • Veja galeria de fotos dos aeroportos de Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página