Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2006 - 08h13

Pior tufão dos últimos 50 anos deixa 100 mortos na China

Publicidade

da Folha Online

O tufão Saomai, o mais forte entre os que chegaram à China nos últimos 50 anos, deixou cerca de cem mortos e 150 desaparecidos menos de 24 horas após a sua chegada ao litoral do país, informou nesta sexta-feira a agência oficial de notícias Xinhua.

O Saomai chegou na quarta-feira ao litoral da Província oriental de Zhejiang, onde deixou 81 mortos e 11 desaparecidos. Além disso, destruiu várias casas, segundo o último boletim da catástrofe divulgado.

No distrito de Cangnan, o mais afetado da Província, as precipitações médias registradas ontem à noite ficaram em torno de 300 milímetros.

Na Província vizinha de Fujian os efeitos também são devastadores, com 17 mortos e 138 desaparecidos. Os ventos chegaram a 270 km/h, destruindo cerca de 10 mil casas e danificando outras 80 mil. Em 12 horas, as chuvas superaram os 300 milímetros no distrito de Fuding.

Só em Zhejiang e Fujian, as remoções chegam a mais de 1,6 milhão de pessoas. Várias localidades litorâneas estão sem comunicações e energia elétrica.

Alerta

A força do Saomai, no entanto, diminuiu na noite de ontem e ele já foi rebaixado a tempestade tropical. Mas as autoridades continuam em alerta.

O governo enviou à região de Anhui 20 mil soldados para colaborar nos trabalhos de resgate e anunciou que existem ao menos 34 pessoas presas entre os escombros de casas e veículos.

As autoridades regionais distribuíram 300 mil peças de roupa e 100 mil pacotes de alimentos entre os deslocados e destinaram US$ 1,9 milhão para ajudar os desabrigados.

Este foi o sétimo tufão a atingir o território neste ano. Na última semana, mais de 80 pessoas morreram, vítimas do Prapiroon.

Bilis, o mais destrutivo, deixou pelo menos 600 mortos em julho.

Desde o começo de 2006, as tempestades neste país asiático deixaram 1.699 mortos e 415 desaparecidos, segundo balanço da Cruz Vermelha chinesa.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o tufão Saomai
  • Leia o que já foi publicado sobre tufões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página