Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2006 - 12h02

Organização denuncia aumento de abuso israelense sobre palestinos

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

A violência e a humilhação por parte de Israel sobre os palestinos aumentaram desde a operação contra a faixa de Gaza e, em particular, durante o conflito no Líbano, afirmou nesta segunda-feira a organização israelense de direitos humanos Btselem.

A investigação da Btselem mostra um aumento considerável do "abuso e humilhação" de palestinos pelas forças de segurança israelenses desde o começo da operação Chuvas de Verão na faixa de Gaza, em 25 de junho, acrescenta uma nota à imprensa.

Nayef Hashlamoun/Reuters
Soldados israelenses prendem palestino durante operação militar em Hebron, na Cisjordânia
O aumento dessa violência "foi particularmente evidente desde o começo da guerra no Líbano", em 12 de julho, segundo a organização humanitária.

Em seis casos especialmente graves, e documentados pela Btselem, os palestinos foram gravemente feridos e humilhados, afirma.

A maioria dos fatos ocorreu perto ou em postos de controle israelenses na Cisjordânia ocupada, e estão vinculados também com as cada vez mais rigorosas restrições de movimento aos palestinos, afirma a organização.

A Btselem argumenta que há indícios de que a violência em Gaza e no Líbano contribuiu para a escalada na Cisjordânia, em particular devido à frustração dos soldados diante do alto número de baixas em território libanês, e porque alguns podem pensar que não serão julgados por seu comportamento, devido ao fato de a atenção pública estar em outras frentes.

Leia mais
  • Veja cronologia dos confrontos

    Especial
  • Leia mais sobre a Guerra no Oriente Médio
  • Veja fotos da atual onda de violência entre Israel e Líbano
  • Enquete: Israel e Hizbollah cumprirão a resolução de cessar-fogo da ONU?
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página