Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2006 - 19h51

Fidel Castro reaparece com Chávez na TV um mês após afastamento

Publicidade

da Folha Online

O ditador cubano, Fidel Castro, afastado do poder há mais de um mês após uma cirurgia, apareceu novamente nesta sexta-feira na televisão cubana ao lado do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Fidel foi visitado hoje durante mais de duas horas por Chávez, que fez uma escala em Havana ao regressar de uma viagem de dez dias por China, Malásia, Síria e Angola.

Efe
Reprodução de TV mostra encontro entre presidentes Hugo Chávez e Fidel Castro
Antes de iniciar o giro pela Ásia e África, no dia 21 de agosto, o líder venezuelano passou em Cuba para se reunir privadamente com Fidel, sendo que esteve anteriormente na capital cubana para celebrar os 80 anos de Fidel no dia 13 de agosto.

Vestindo um pijama vermelho, Fidel demonstrou mais disposição nas imagens divulgadas hoje, onde ele conversava animadamente com Chávez sentado atrás de uma pequena mesa. Na filmagem divulgada logo após o aniversário, o ditador estava deitado em uma cama, coberto com lençóis.

Chávez revelou que se reuniu nesta sexta-feira por duas horas com Fidel, que convalesce de uma operação intestinal, e disse que o líder cubano "se recupera muito bem".

O presidente venezuelano anunciou a escala realizada em Cuba durante um ato de sua campanha pela reeleição, poucas horas depois de regressar da viagem de dez dias.

"Amanhecemos esta manhã em Cuba para visitar o companheiro e camarada Fidel Castro, que me pediu para lhes transmitir uma saudação revolucionária. Viva Fidel! Viva a revolução cubana!", exclamou Chávez diante de milhares de seguidores que se concentravam na praça O' Leary, no centro de Caracas.

"Fidel recuperou-se muito bem. Esta manhã conversamos por mais de duas horas. Analisamos a situação mundial junto a Raúl Castro [que comanda o país interinamente] e outros companheiros cubanos e venezuelanos", acrescentou Chávez, explicando que Fidel "fez várias ligações telefônicas e mandou uma mensagem escrita".

"A partir daqui dizemos: adiante camarada, que começa a alvorada", afirmou.

Filho

O assessor científico do Conselho de Estado de Cuba, Fidel Castro Díaz Balart, filho do ditador Fidel Castro, relatou a autoridades brasileiras que a fase crítica da doença de seu pai já passou.

Díaz Balart disse também que o prazo de recuperação do presidente cubano é de seis meses. O filho de Fidel nasceu em 1949 e é graduado em Física Nuclear na União Soviética.

Fidel sofreu uma cirurgia do intestino, depois de ter sido internado em 31 de julho por uma hemorragia. Ele nomeou seu irmão Raúl, 75, como seu sucessor provisório.

Díaz Balart está em visita oficial ao Brasil, convidado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, segundo informações da embaixada de Cuba em Brasília.

Em uma breve passagem por Brasília, Díaz Balart se reuniu com o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo.

O representante cubano foi informado sobre trabalhos realizados por uma fundação de amparo à pesquisa, pelo instituto de terapia celular e pelo centro de referência em tecnologias assistidas.

Segundo a imprensa brasileira, Díaz Balart reforçou nesta quarta-feira, na embaixada cubana em Brasília, a versão oficial de que seu pai, de 80 anos e provisoriamente afastado da Presidência por sua doença, teve uma hemorragia intestinal.

Com France Presse e agências internacionais

Especial
  • Leia cronologia do governo de Fidel Castro
  • Veja galeria de fotos de Fidel Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre Fidel Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre Cuba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página