Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2006 - 10h42

Evo Morales faz visita-surpresa a Fidel Castro

Publicidade

da Ansa, em La Paz
da Folha Online

O presidente boliviano Evo Morales será o segundo líder do exterior, depois do venezuelano Hugo Chávez, que será recebido pelo ditador cubano Fidel Castro, 80. Morales viajou nesta quarta-feira de surpresa para Cuba, onde acabam de ser divulgadas imagens de Fidel aparentemente recuperado de seu problema de saúde, que o obrigou a transferir o poder provisoriamente a seu irmão, Raúl, pela primeira vez desde 1959.

A viagem de Morales surpreendeu boliviana e inclusive seus colaboradores mais próximos. De acordo com um comunicado do vice-presidente Álvaro Garcia Linera, o avião que transporta o presidente, um declarado admirador de Fidel, decolou do aeroporto de La Paz às 3h (4h de Brasília).

Morales enfrenta uma grave crise política em seu país, onde as quatro principais Províncias convocaram uma greve cívica contra a Assembléia Constituinte.

Esperava-se que Morales visitasse Havana apenas a partir de 11 de setembro, quando dará início à Cúpula dos Países Não-Alinhados. Também está prevista a visita de Morales a Nova York, em meados de setembro, onde participará da Assembléia Geral das Nações Unidas.

Recuperação

Fidel voltou a aparecer nesta terça-feira em reportagem publicada pelo jornal cubano "Granma", na qual admite ter perdido 18,6 kg desde o 31 de julho, quando foi hospitalizado para fazer uma cirurgia intestinal, mas afirma que o momento mais crítico de sua doença ficou para trás e que se recupera em ritmo satisfatório.

Na mensagem enviada ao povo cubano, Fidel diz ainda que o último ponto da sutura feita após sua cirurgia foi retirado recentemente. O líder cubano está hospitalizado há 34 dias e, desde então, o governo do país está sob o controle provisório de seu irmão, Raúl Castro, 75.

05.set.2006/AP
Com 18,6 kg a menos, Fidel libera visitas para os próximos dias
Fidel, que está no poder desde 1959, afirmou também que já está pronto para receber visitas particulares de líderes de outro países na próxima semana, mas lembrou que ainda levará algum tempo para reassumir o governo do país.

Apesar de Fidel ter dito que poderá receber visita de outros governantes nos próximos dias, já foi informado que nenhuma imagem desses encontros será divulgada.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi a única liderança que já visitou Fidel em duas ocasiões, ambas exibidas por meio de fotos divulgadas no "Granma".

Na foto publicada nesta terça-feira pelo site do jornal , Fidel aparece vestindo pijama, sentado em uma cadeira supostamente acomodada em um quarto de hospital.

Rumores sobre o péssimo estado de saúde, e até da morte de Fidel, rondaram os cubanos até que as primeiras fotografias do líder foram divulgadas pelo mesmo jornal no dia de seu aniversário, em 13 de agosto.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cronologia do governo de Fidel Castro
  • Veja galeria de fotos de Fidel Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre Fidel Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre Cuba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página