Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2006 - 21h50

Bush felicita Calderón por vitória após definição no México

Publicidade

da Efe, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, entrou em contato nesta quarta-feira com o presidente eleito do México, Felipe Calderón, para felicitá-lo pela vitória no pleito após um processo eleitoral marcado por denúncias de suposta fraude, informou hoje a Casa Branca.

"Bush e o presidente eleito [do México] trataram sobre as relações entre EUA e México e seu compromisso para consolidar os alicerces já existentes de uma firme colaboração", disse o governo americano em comunicado.

"Ambos também expressaram seu interesse em participar de uma reunião em breve e em um momento de conveniência mútua", acrescentou a nota.

O governante americano também falou com o presidente do México, Vicente Fox, para "felicitar o povo mexicano por seu firme apoio ao processo democrático", acrescentou a Casa Branca.

Bush elogiou ainda as instituições eleitorais do México por seu trabalho durante este processo.

Tanto Bush como Fox fizeram um repasse das relações bilaterais e destacaram a importância de continuar fortalecendo tais alicerces, indicou a Casa Branca.

Os EUA tinham adotado uma postura cautelosa em relação à polêmica eleitoral no México que teve início com o candidato de centro-esquerda (do Partido da Revolução Democrática - PRD), Andrés Manuel López Obrador, impugnando os resultados do pleito de 2 de julho.

Nesta terça-feira, no entanto, as autoridades eleitorais declararam Calderón presidente eleito, para assumir as rédeas do governo a partir de 1º de dezembro.

Leia mais
  • Saiba mais sobre o presidente eleito do México, Felipe Calderón

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Felipe Calderón
  • Leia o que já foi publicado sobre Andrés Manuel López Obrador
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no México
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página