NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Lúcio Ribeiro
lucio@uol.com.br
  5 de julho
  Engenheiros do Hawaii é a pior banda de todos os tempos
 
A voz do povo baixou nesta coluna. E, implacável, ela concluiu. A banda gaúcha Engenheiros do Hawaii (Bra-silllll), contrariando minhas previsões, ganhou fácil o troféu da pior banda de todos os tempos.
Em uma votação que emplacou o novo recorde de e-mails, 92, os Engenheiros superaram fortes concorrentes como Jota Quest (era o meu favorito) e Biquíni Cavadão.
A banda estrangeira mais odiada é a de rock progressivo Rush, presente no meu voto, o que gerou furiosos e-mails. Numa disparada sem precendentes, emocionante até, superou o impagável Dire Straits.
Em uma primeira análise, a votação malha sem dó o pop nacional. O rock "climático" e dos solos intermináveis de guitarra também parecem não ter vez entre os leitores desta coluna.
O Metallica, dono de alto conceito no metal até há alguns anos, amarga uma visível má fase. E-mails explicativos apontam que a fama de banda chata foi às alturas depois da campanha contra a revolução Napster-MP3. Contribuiu, também, as últimas experiências sinfônicas do grupo americano.
Exemplo do pluralismo pop é o Nirvana (confira a discografia), banda cara a esta coluna, que abocanhou o título de "mais importante da década", mas está bem colocada no rol das piores.

Veja abaixo a lista completa da ruindade:
Engenheiros do Hawaii 27 votos
Jota Quest e Rush 19
Dire Straits 18
Biquíni Cavadão 15
Metallica, Pink Floyd e Joe Satriani 14
Titãs 11
Nirvana e Aerosmith 10
Caetano Veloso, Legião Urbana e Oasis 9
Capital Inicial, Guns and Roses e Iron Maiden 6
10º Tears for Fears, Genesis, Lenine, Marisa Monte e Faith No More 5
11º Sting, Marilyn Manson, Yes, Blur e Pato Fu 4
12º No Doubt, Carlinhos Brown, Cidade Negra, Queen e Korn 3

E a lista dos que foram agraciados com um ou dois votos é infindável. Wham, Viper, Extreme, Barão Vermelho, Paralamas, Sonic Youth, Bush, Charlie Brown Jr., Green Day, Skid Row, Michael Jackson, Abba, Raimundos, Pulp, Motorhead, Arnaldo Antunes, Scorpions, Angra, entre muuuuiiiitttooooossss outros. Vale citar nomes esquecidos, porém inesquecíveis, como Toto, Nelson, Triumph.
E os cinco discos "Xtmntr", o mais recente petardo da banda escocesa Primal Scream, vão para os seguintes leitores-eleitores:

Walter Pereira Carpes Junior (Bon Jovi, Jota Quest e The Fevers);
Luiz Cesar Pimentel (Tears for Fears, Genesis e Engenheiros do Hawaii);
Marcos Olival (Legião Urbana, Oasis e Nirvana);
Juan Carlos Alloza (Guns, Engenheiros e Rush);
e Mikele Morais Miccione (Engenheiros, Van Halen e Motorhead).

A próxima promoção? Abaixo.
*************************************
Vigília Rock in Rio 3
A lista das piores bandas publicada acima encontra terrível espelho na lista dos grupos mais desejados para vir ao Brasil na próxima edição do Rock in Rio. Só para citar, entre os "mais pedidos" estão:
Banda internacional
Pink Floyd
Mark Knopfler
Guns n’Roses
Rush

Das nacionais, nem vou me dignar a comentar.
Pois bem. Neste verão, a Europa sedia dezenas de festivais de maior, ou igual a este Rock in Rio, grandiosidade. Vou citar alguns, em especial os do Reino Unido, e seus respectivos convidados. Compare com os prováveis do Rock in Rio e estabeleça o paralelo. E conclua em que ano a cultura pop brasileira está, em relação ao 2000 vivido pelos europeus.

Glastonbury (que aconteceu em junho)
Travis, Chemical Brothers, Asian Dub Foundation, David Bowie, Cypress Hill, Ocean Colour Scene, Moby, Nine Inch Nails, Leftfield, Death in Vegas, Beta Band, The The, Elastica, Muse, Idlewild, Wannadies, Dandy Warhols, Cay, Morcheeba, Clinic, Groove Armada, Moloko, Waterboys, Fatboy Slim, Eliott Smith, Flaming Lips, Yo La Tengo, Day One, JJ72. E isto é só a metade.

Reading Festival
Beck, Oasis, Primal Scream, Foo Fighters, Limp Bizkit, Asian Dub Foundation, Gomez, Elastica, Idlewild, Super Furry Animas, Pulp, Muse, Wannadies, Ian Brown, Slipknot, Eminem, Rage against the Machine, Blink 182, Placebo, Delgados, Boss Hog. Só para ficar nos mais conhecidos.

V2000
Travis, Supergrass, Moby, Richard Ashcroft, Morcheeba, Macy Gray, Bloodhound Gang, Jurassic 5, Underworld, Flaming Lips, Moloko, Les Negresses Vertes, Beth Orton, Joe Strummer, Dandy Warhols, Leftfield, Groove Armada, Sasha. E muito mais.

Faça as contas de quantos desses estão no Rock in Rio 3, têm discos lançados no Brasil, tocam em nossas rádios...

********************************

Enquanto isso...: quem vive em São Paulo está intimado a ir nesta sexta-feira ao show único que a banda punk irlandesa Stiff Little Fingers faz no Brasil. No palco do Hangar 110, presença histórica. O Fingers traz para o país o lendário Bruce Foxton, ex-baixista do The Jam. O Hangar 110 fica na r. Rodolfo Miranda, 110, metrô Armênia. Tel. 0/xx/11/9992-4066.
No próximo dia 18 em SP e 19 em Curitiba, o hardcore-punk dos americanos fantasiados dos Misfits está de volta ao Brasil, chacoalhando desta vez o Olympia e a Forum, respectivamente.
E a banda de superpop franco-inglesa Stereolab tem suas datas definidas para shows no Brasil: tocam dia 16 de agosto em BH, depois 18 no Rio e chegam a São Paulo para shows nos dias 23 e 24.

********************************
PROMOÇÃO DA SEMANA
A coisa tá melhorando. Valendo três kites do filme "Pânico 3", que tem pintado nossas telas de vermelho-sangue desde a última sexta-feira, vamos implorar para o Rock in Rio 3 escolher melhor as bandas e fazer jus ao slogan "Por um Mundo Melhor".
O pacote inclui uma ótima camiseta, o CD da trilha sonora (Creed, Slipknot, System of a Down, Incubus, Orgy, Coal Chamber), três convites para 2 pessoas para ver o filme (somente para o Brasil, e de segunda a sexta) e três mouse pads de "Pânico 3".
A pergunta a ser respondida é a seguinte: quais as três bandas nacionais e as três internacionais que você gostaria de ver no Rock in Rio 3?
O resultado desta votação será enviado à produção do festival.
Os votos, como sempre, devem chegar até a próxima terça, meio-dia. Os vencedores saem publicados na coluna da próxima quarta. Vamos lá. É por um mundo melhor, como dizem.

Como sempre também, meu modesto voto:
Internacional: R.E.M., Radiohead e Pearl Jam
Nacional: The Pullovers, Gasolines e Planet Hemp

Confira o regulamento aqui!

***********************************

Kurt Cobain está vivo
Courtney Love é uma das duas mulheres que mexem comigo. Na sexta-feira passada, entre 50 MP3s de músicas do Hole, a roqueira botou no site de sua banda na Internet uma canção que tem vocais e guitarras de Kurt Cobain, seu ex-marido, ex-Nirvana e último grande agitador do pop na década. A música se chama "Asking for It" e é de arrepiar quem esteve minimamente antenado com os rumos pop nos anos 90. E, claro, não é um dos dez que votaram no Nirvana como uma das três piores bandas de todos os tempos. Como uma homenagem para Kurt e Courtney, a música está na seleção desta semana, na rádio da coluna na Live365, cujo playlist eu trato abaixo.

**********************************

Radiohead ou Radiohead ?
Perguntei na última coluna se alguém discordava que o álbum "Pablo Honey" só não é melhor na discografia do Radiohead do que o segundo, "The Bends". Muitos defensores do maravilhoso "OK Computer" saíram ao ataque. Tudo bem, eu me rendo. Só para ilustrar, na seleção da rádio desta coluna escolhi para tocar duas músicas obscuras do "Pablo Honey" e duas "médias" do "The Bends". Depois de ouvi-las e pensar um pouco, minha opinião quanto aos discos do Radiohead fica assim. O melhor é o "The Bends". Em segundo, vá lá, ficam empatados "Pablo Honey" e o "OK Computer". Ouça, pense e me envie sua opinião.

***********************************

O Pop é dez

Este é o futuro nome da seleção musical que dá trilha sonora a esta coluna. Serão sempre dez as pérolas pop que tocarão na minha rádio durante uma semana, de coluna a coluna, e que podem ser acessadas diretamente por aqui
As dez desta semana
Hole/Kurt Cobain - "Asking for It"
Pearl Jam - "Smells Like Teen Spirit" (ao vivo)
Nirvana - "Rape Me" (ao vivo)
Nirvana - "Been a Son" (ao vivo)
Hole - "Malibu"
Foo Fighters - "Breakout" (ao vivo)
Radiohead - "Vegetable"
Radiohead - "Lurgee"
Radiohead - "Just" (radio session)
Radiohead - "The Bends"

Considerações: Abre a session da semana a já histórica "Asking for It", a música mais procurada do Napster nos últimos dias. Depois uma rara: Pearl Jam fazendo uma cover sincera de "Smells Like Teen Spirit", aquela. Seguem "Rape Me", em versão gravada no famoso programa "Saturday Night Live", e "Been a Son", de show de Seattle em 1991, tirada do single de "Lithium". Aí chegam Courtney Love e seu Hole (sem trocadilho) chamando Cobain em "Malibu", do maravilhoso CD "Celebrity Skin" (1998). Ainda na família Nirvana, pinta o Foo Fighters com uma estupenda apresentação ao vivo em Glasgow, Escócia, fazendo o o público berrar a letra de "Breakout". De tirar o fôlego. Aí começa o Radiohead. Duas canções quaisquer do "Pablo Honey", as magníficas "Vegetable" e "Lurgee". E duas bem boas do "The Bends", a ótima "Just", ao vivo dos estúdios da BBC, e a faixa-título, tirada do álbum mesmo.
E chega.

Leia mais:

Entrevista com Humberto Gessinger
Crítica do disco "10.000 Destinos" do Engenheiros do Hawaii
Perfil: Kurt Cobain
Discografia - Nirvana
Discografia - RadioHead

Leia colunas anteriores
28/06/2000 -
Dica para salvar o Rock in Rio
21/06/2000 - Missões bem possíveis
14/06/2000 - Luta armada e leitores de várias caras
07/06/2000 - Novo Nirvana? Faça você a revolução sonora
31/05/2000 - Quem você pensa que é?

| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.