NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  9 de dezembro
  Reviravolta no mercado de radiodifusão
  Era digital está chegando ao mercado no Rádio AM, ondas curtas e longas

Foi divulgado que a partir deste mês, o rádio AM caminha para o padrão de radiodifusão digital, o que quer dizer: o fim dos chiados insuportáveis e das interferências que faziam com que girássemos o dial para as FMs.

A qualidade do rádio AM de amplitude modulada aponta para uma nova era para a radiodifusão. O progresso alcançará não apenas as transmissões AM em ondas médias, mas também as ondas curtas e longas. O avanço tecnológico propiciado por uma norma mundial da União Internacional de Telecomunicações pode tomar proporções de revolução, de renascimento do rádio e da radiodifusão.

E a indústria eletrônica agradece. Deverá substituir os 2,5 bilhões de receptores espalhados pelo mundo, sem contar os novos transmissores AM digitais. Tudo indica que as mudanças não serão drásticas. Como serão usados as mesmas bandas de frequência e os mesmos canais, os aparelhos seguirão sendo os mesmos, o que vai acontecer é uma espécie de upgrade digital.

O novo AM digital, além de obter qualidade similar à do FM, em receptores de baixo custo, poderá conter uma maior diversidade de conteúdo, e prestar serviços que serão úteis aos ouvintes, como a transmissão de banco de dados em baixa velocidade ou a transmissão de programas bilíngues.

Depois falo sobre a integração do rádio com o celular e a Internet.

Donativos para crianças em tratamento no Darcy Vargas
A Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9) está desenvolvendo uma campanha de arrecadação de brinquedos, roupas e material escolar destinados às crianças carentes que sofrem de câncer e estão em tratamento no Hospital Infantil Darcy Vargas.

Quem quiser colaborar pode entregar as doações às voluntárias do setor de Oncologia do próprio hospital (Rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho, 34 – Morumbi – fone 0/xx/11/3721-3109), ou na viatura Rádio Móvel da emissora, que percorre os bairros da cidade.

Vozes infantis na mensagem de Natal
Este ano, a mensagem de fim de ano da Rádio Bandeirantes é delicada e singela. Tem fundo musical interpretado pelo Olodum, com locução de Walker Blaz , e a participação de crianças do Hospital Infantil Darcy Vargas.

Rádio Record AM e Emoção FM promovem um jogo beneficente

Está marcado para o próximo dia 11, às 19h, no Cobra Coral, o Jogo Beneficente entre radialistas da Rede Record de Rádio, atores e cantores e jogadores profissionais de futebol.

O objetivo do evento é arrecadar alimentos não perecíveis e brinquedos que serão doados à Sociedade Pestalozzi- entidade filantrópica que atende a crianças carentes portadoras de deficiência.

Durante o jogo está prevista uma série de eventos: apresentação de artistas, escolas de samba e noite de autógrafos com o time de futebol feminino de Adriana Ferrari- a Rosa da Escolinha do Barulho, da TV Record.

Será realizada também uma homenagem ao narrador da Rádio Record AM, Fiori Giglioti, pelos seus 53 anos de rádio esportivo. Aliás, Fiori Giglioti ganhou prêmio. O locutor esportivo foi o vencedor do Troféu Ford Aceesp 2000 (Associação dos cronistas esportivos do estado de São Paulo) na categoria Profissional de Rádio.

Conheça os times

A Rádio Emoção FM vai ser representada no campo pelos locutores Nando Luiz, Sérgio Luís, Ademir Budóia e Joel de Souza, e pela Rádio Record AM, os comunicadores César Filho, Nelson Rubens, Paulinho Boa Pessoa, Cacá Siqueira e Nahim (como técnico do time) marcarão presença.

A entrada do público no Cobra Coral será feita mediante troca de ingresso, no local, por um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo em bom estado de conservação.

Cobra Coral, rua Pe. João Gualberto, 581, Imirim. tel.: 0/xx/11/6239-9960.

Radioamantes do esporte

Guardem esta data: 2 de janeiro de 2001 estréia o Transamérica Esporte Clube. Sob o comando de Éder Luiz, a equipe do programa é formada por Márcio Bernardes, Cléo Brandão, Henrique Guilherme, Antônio Edson, Wanderley Ribeiro, Cândido Garcia, Tony José, Thomaz Raphael, Chiquinho Leite Moreira, Álvaro José, Roberto Carmona, José Calil, André Henning, Cássio Politti, Alessandro Nunes e Ana Paula Abraão.

Quer participar do Estúdio ao Vivo, da Transamérica FM?

O show é com os Paralamas do Sucesso, na próxima quinta-feira, dia 14, das 16h às 18h. Quem se interessar deve ligar para 0/xx/11/3024-5808 ou enviar um e-mail para aovivo@transanet.com.br, e ficar atento, pois ao longo da programação haverá o sorteio dos convidados.

Leia mais toda sexta-feira, na coluna de rádio do caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo. Leia aqui a mais recente. Eu falo sobre a volta da Kiss FM.

Boca no trombone
Telefones das rádios de alguns Estados, para quem quiser reclamar da programação. Ligue e proteste. Só assim poderemos mudar a pasmaceira em que se encontra o dial. Já estão disponíveis os números das emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul , Mato Grosso do Sul,Teresina e Vitória. E semana que vem tem mais.

Dial

Confira aqui o dial das emissoras (AM e FM) da Grande São Paulo.

Leia colunas anteriores
02/12/2000 - Esporte no dial está em alta
25/11/2000 - Band FM leva bandas baianas ao sambódromo

18/11/2000 - Captando as ondas potiguares
11/11/2000 -
Piratas mais fortes permanecem tranquilas no ar
04/11/2000 - Torcedores da Lusa comandam programa no rádio


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.