Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2009 - 16h11

Travestis e transexuais ganham ambulatório exclusivo em SP

FABIO RODRIGUES
da Folha Online

Travestis e transexuais já podem contar com um ambulatório para atendimento exclusivo na cidade de São Paulo. Inaugurado nesta terça-feira (9), o centro tem o objetivo de incluir a demanda desse grupo no serviço público de saúde, segundo Maria Clara Gianna, diretora do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids.

De acordo com a diretora, o ambulatório contará com atendimento especializado de profissionais de diversas áreas, como infectologistas, endocrinologistas, proctologistas, urologistas, cardiologistas, nutricionistas, dentistas, equipe de serviço social, psicólogos e psiquiatras. A intenção é realizar cerca de 300 atendimentos por mês.

Maria Clara Gianna

"É uma nova estratégia que nós, da Secretaria de Estado da Saúde, estamos lançando com o objetivo de implantar serviços semelhantes a esse nos diferentes municípios de São Paulo. Quem sabe um dia nós vivamos uma situação em que as travestis e transexuais possam estar incorporadas na rede básica de saúde", diz Gianna.

Para a transexual Alessandra Saraiva, militante do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), esse atendimento já deveria fazer parte de todo o sistema de saúde, mas existe muito preconceito.

"Desde a hora da apresentação na recepção, o atendente não permite ou não quer te chamar pelo nome social, ou pelo nome que você se identifica. Isso causa uma confusão muitas vezes com o médico", afirma.

Alessandra Saraiva

Saraiva conta que passou por situações como essa diversas vezes quando precisou de um endocrinologista. "Eu entrei e sai da mesma maneira, sem nenhum apoio, sem nenhuma informação. Eu sou mais uma das que engrossam o coro de não querer procurar ajuda médica, porque muitas vezes é um constrangimento. A importância desse novo ambulatório é aproximar o travesti do sistema de saúde."

O ambulatório, montado dentro do Centro de Referência de Tratamento de Aids, funciona de segunda a sexta, das 14h às 20h. O endereço é r. Santa Cruz, 81, Vila Mariana (zona sul).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página