Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2010 - 20h06

Inácio Araujo: Oscar não tem relação com valor cinematográfico

da Folha Online

As indicações ao Oscar deste ano foram anunciadas na manhã desta terça-feira pela atriz Anne Hathaway e o presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Tom Sherak.

Veja os indicados nas 24 categorias ao Oscar deste ano
Veja trailers dos indicados ao Oscar de melhor filme

Apesar de ser um candidato muito forte, "Avatar", de James Cameron, recebeu nove das 24 indicações. "O número não é excessivo para o que este filme está representando para indústria cinematográfica em termos de fixação do 3D", diz Inácio Araujo, crítico de cinema da Folha.

Inácio Araujo

Outro destaque é para "Guerra ao Terror" de Kathryn Bigelow [que começa a ser exibido no Brasil nesta sexta-feira devido à repercussão do prêmio. "A possibilidade de, pela primeira vez, uma mulher ganhar um prêmio desta importância seria muito interessante", ressalta o crítico que lembra que Bigelow é ex-mulher de James Cameron.

Entre os melhores atores, Araujo aposta em Jeff Bridges, de "Coração Louco", e Sandra Bullock, de "Um Sonho Possível" como os favoritos.

"Ficamos de fora da indicação de melhor filme estrangeiro, mas ninguém deve ficar complexado por isso, porque abacaxi como o argentino ["O Segredo dos Seus Olhos", de Juan Jose Campanella] foi indicado", diz. "A indicação do Oscar não tem relação com o verdadeiro valor de uma cinematografia", completa o crítico neste podcast.

A cerimônia de entrega do Oscar ocorre no dia 7 de março, um domingo, e será transmitida em mais de 200 países.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página