Folha Online sinapse  
17/12/2002 - 02h51

A Bíblia é o jornal de Deus

FREI BETTO
especial para a Folha de S.Paulo

Reprodução
Ilustração de capa da Bíblia da editora Barsa, publicada em 1968
Bíblia significa coleção de livros. Daí termos como biblioteca (depósito de livros) ou bibliografia (transcrição ou relação de livros). A rigor, é inconcebível que um aluno diplomado na universidade jamais tenha lido a Bíblia ou, pelo menos, alguns de seus livros mais famosos. Considerada uma obra inspirada por Deus, a Bíblia nutre a fé dos seguidores de duas grandes religiões: a judaica e a cristã. Escrita em hebraico e grego ao longo de dez séculos, ela é expressão das vivências humanas e religiosas do povo hebreu. A Bíblia só pode ser bem compreendida em seu contexto histórico, assim como o leitor de um jornal antigo que noticiou a queda de um ministro só será capaz de entender a notícia se resgatar a conjuntura em que se deu o fato.

Podemos comparar a Bíblia a um jornal, no qual Deus seria o diretor de Redação e os autores, como o profeta Isaías ou o evangelista Mateus, os editores. Não é o diretor que escreve todos os textos publicados pelo jornal. Mas é quem assegura a linha editorial que caracteriza a publicação. Nem são os editores que necessariamente redigem os textos, mas são eles que lhes dão coerência, selecionando as informações segundo prioridades e enfoques estabelecidos pela direção do jornal. Como um jornal, a Bíblia tem um pouco de tudo: genealogias e descrições arquitetônicas, relatos de batalhas e prescrições culinárias, eventos históricos e poemas. Judeus e cristãos acreditam que, por meio dessa variedade de gêneros literários, os autores manifestam a palavra de Deus e a resposta humana a essa palavra.

Carlos Alberto Libânio Christo, 58, o frei Betto, é frade dominicano, escritor e autor da biografia romanceada de Jesus "Entre Todos os Homens" (Ática), entre outros livros.

Leia mais:
- A Bíblia em 12 passos
- Leia verbetes do "Dicionário da Bíblia"

Leia mais na seção "Caminho das Pedras":
- Homem econômico
- Cinema nacional
- Villa-Lobos
- "Dom Quixote"
- "Os Sertões"

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).