Folha Online sinapse  
27/07/2004 - 03h14

Ousadia: Uma garota superpoderosa

Ana Tereza Clemente
free-lance para a Folha de S.Paulo

No colégio Anglo-Americano, onde cursa o segundo ano do ensino médio, a carioca Amanda Bueno, 16, parece ser uma menina com sonhos comuns para a sua idade. Fora dali é uma empreendedora que, em vez de sonhar, planeja a exportação de seus produtos e a diversificação de seus negócios.

Bel Pedrosa/Folha Imagem
Amanda Bueno, em uma de suas lojas no Rio de Janeiro
Amanda começou aos 12, quando media 1,54 m e usava manequim 32. Como toda garota nessa fase, irritava-se ao ser obrigada a comprar roupas em loja infantil. "Queria usar moda adolescente, mas não achava meu número." A adolescente transformou a dificuldade em oportunidade e criou uma grife para atender desde as pré-adolescentes até a mulher adulta.

No começo, os pais, empresários, tiveram medo de apoiá-la. "Demorou até acreditarem que era sério", diz Amanda. A persistência valeu. A Ponto Teen começou há três anos. Hoje são três lojas: duas em shoppings no Rio e uma em Lorena (SP).

É Amanda quem motiva as funcionárias a vender, impondo metas, e quem cuida de toda a programação visual das lojas. Também desenvolveu sozinha as estratégias de marketing: "Veio tudo na cabeça", diz.

A empresária teen gerencia os desfiles e negocia de igual para igual com fornecedores —que aprenderam a respeitá-la. Só não desenha os modelos —que terceiriza, mas afirma que dá todas as diretrizes. Ela ainda não sabe lidar com impostos e finanças, que ficam a cargo da mãe.

Todo o dinheiro ganho até agora foi reinvestido. "Não tenho salário. Só tiro alguma coisa quando preciso viajar." Sobre o sucesso, Amanda, que quer fazer relações internacionais, despista: "Falta muito. Quero ver minha marca conhecida".

Leia mais
  • O negócio é com você
  • Praticar, incubar ou começar pequeno
  • Enquete: O que é mais importante para um empreendedor de sucesso?

  •      

    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).