Folha Online sinapse  
27/07/2004 - 03h22

Lidar com o risco: Cara, coragem e anos de estrada

Ana Tereza Clemente
free-lance para a Folha de S.Paulo

A faculdade de psicologia ficou para trás, quando Marcos Martins tinha ainda 18 anos. Partiu para a Europa, onde ficou seis anos, arriscando-se como lenhador na Holanda, relações-públicas na Espanha, gerente de locação de pedalinhos em Portugal. "O que me move é a aventura", diz, agora aos 36, relembrando viagens como a que fez, de carona e bicicleta, pelo sul da África.

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Marcos Martins, criador do Patrolink
Martins sempre buscou patrocínio para realizar seus projetos arrojados. Um era atravessar o Alasca de uma maneira que ninguém jamais viu: 600 km de caiaque, 1.800 km de bicicleta, 150 km por rio e 200 km a pé. Até projetou e construiu uma "kayarka", misto de barco com caiaque. "Tinha tudo para ser um sucesso." Não foi.

Essa dificuldade para viabilizar comercialmente um sonho inspirou Martins a criar um site. O Patrolink presta serviço de gestão de patrocínios e captação de recursos. Há dois meses no ar, já conta com 200 proponentes.

"O patrocinador é abordado por uma quantidade enorme de pessoas, mas 99% das propostas são inadequadas. Ninguém sabe ao certo o que ele quer", conta. O site, então, filtra os projetos para que o dono da verba receba só aquilo que é pertinente.

Outra função do empreendimento é permitir que o patrocinador dê as diretrizes e encomende, no futuro, um projeto específico.

Martins está só no começo do caminho, mas acredita que o Patrolink será uma ponte entre as boas idéias e o apoio financeiro. "Ninguém deve se deter pelos obstáculos. O medo não me cega. Os melhores ganhos estão nos maiores riscos."

Leia mais
  • O negócio é com você
  • Praticar, incubar ou começar pequeno
  • Enquete: O que é mais importante para um empreendedor de sucesso?

  •      

    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).