Folha Online sinapse  
30/11/2004 - 03h06

Sociais & Cias.: notas

Luanda Nera
especial para a Folha de S.Paulo

Falta de recursos é principal dificuldade para investimento social
33% de 108 empresas consultadas apontam a falta de recursos como a principal dificuldade para o investimento em responsabilidade social. Outras dificuldades são a falta de informação (30%) e de projetos adequados (27%). Os números foram revelados neste mês em pesquisa do Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), após estudo realizado em setembro e outubro com companhias brasileiras dos segmentos da indústria, do serviço, do comércio e de serviços públicos. Por outro lado, 84% das empresas afirmam que não esperam aumentar seu lucro com o investimento em ações sociais. "Isso mostra que a maioria das empresas procura honrar seu compromisso social", avalia Marcos Kisil, presidente do Idis.

Números do terceiro setor
Levantamento do Senac-SP mostra que, juntas, as 500 principais ONGs da Grande São Paulo movimentam R$ 62 milhões por ano, atendem 222 mil pessoas diretamente e 333 mil indiretamente, empregam 4.744 profissionais e têm 7.445 voluntários

Escola na Fábrica conta com o incentivo do Ethos
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social já começou a mobilizar as instituições privadas para que assumam o compromisso de oferecer cursos profissionalizantes a jovens entre 15 e 17 anos. As empresas estão sendo orientadas a participar do programa Escola na Fábrica, do Ministério da Educação. A proposta de atrair a atenção dos empresários para a formação profissional de adolescentes foi inspirada em experiências já desenvolvidas por companhias ou instituições independentes. Exemplo disso é o programa Formare, criado há 12 anos pela Fundação Iochpe, que já formou cerca de 600 alunos. Para o presidente do Ethos, Oded Grajew, é uma oportunidade de as empresas iniciarem o processo da gestão socialmente responsável.

Leia mais
  • Sociais & Cias.: Reconhecer para multiplicar
  • Da teoria à prática

  •      

    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).