Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2007 - 10h42

Cuba: Turista é alvo de truques e sorrisos de cubanos "na lucha"

LUCIANA COELHO
da Folha de S.Paulo, em Cuba

Eles ganham o equivalente a entre 10 e 30 por mês, precisam da moeda forte --a que circula somente na indústria turística-- para comprar produtos que saiam do básico e chegam a morrer na casa em que nasceram --não há comércio imobiliário, apenas trocas com o pagamento da diferença.

Não é de se espantar que os cubanos gastem (quase) toda sua criatividade bolando esquemas para burlar a lei e engordar o orçamento. Ainda assim, seja por resignação ou por mera falta de parâmetro, transmitem uma alegria que parece inabalável e estão sempre dispostos a conversar (tema preferido com interlocutor brasileiro: novelas --as da Globo, três vezes por semana no ar).

Tanta simpatia, no entanto, às vezes vem com preço. Sendo os turistas a fonte maior de moeda forte, é de se esperar que a maioria dos esquemas gire em torno deles. De telefonistas que tentam multiplicar o tempo da chamada a balconistas de café que dobram o preço da bebida conforme a cara do freguês, é difícil traçar o limiar entre esperteza e desonestidade. Tudo sempre com um sorriso acompanhando.

O caso mais evidente é o dos taxistas. Como recebem um salário fixo por mês e são obrigados a entregar ao governo o dinheiro arrecadado pelo taxímetro, a maioria se oferece para desligar o aparelho e cobrar um valor mais baixo --mas que vai para o próprio bolso.

Já o caso mais inconveniente é o dos "jineteros", homens que se oferecem como acompanhantes (a conotação não necessariamente é sexual) e depois tentam tirar vantagem do turista de toda forma possível. Não se deixe desmontar pelo sorriso. No caso dos "jineteros", rispidez e cara fechada são recomendáveis.

 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade