Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
02/04/2012 - 13h33

Folhateen: Uma seleção de dicas e aplicativos de fotografia para melhorar a sua imagem nas redes sociais

Publicidade

DE SÃO PAULO

Imagem é tudo, certo? Ainda mais na era das redes sociais, quando os avatares se transformaram em uma espécie de cartão de visitas.

O Facebook, por exemplo, modificou recentemente o visualizador de imagens, dando a opção de vê-las ainda maiores na "timeline".

A proliferação de câmeras digitais e de celulares transformou todo mundo em fotógrafo. Mas não basta poder fazer, é preciso fazer direito e caprichar na imagem. O "Folhateen" juntou uma série de dicas de gente do ramo -tanto de quem se fotografa como de profissionais da área.

Não é preciso uma câmera profissional para produzir boas imagens. Com criatividade e alguns cuidados, é possível você mesmo fazer os cliques e sair bem na foto.

LUZ

O fotógrafo Gustavo Vara ensina que a primeira coisa em que se deve prestar atenção para uma boa foto é a iluminação. Dentre outras coisas, ele recomenda exercitar diversas posições e locais até que encontre a luz ideal, ou seja, a que deixe o rosto nítido e claro.

Marimoon, VJ da MTV que ficou famosa inicialmente pelas fotos de seu blog, dá a dica: "Evite a luz de flash. Prefira a iluminação natural. Já à noite, dá para montar um esquema de iluminação com um ou mais abajures". Importante: o rosto deve estar de frente para a fonte de luz.

Rodrigo Capote/Folha Imagem
A VJ e blogueira Marimoon se tornou conhecida pela série de fotos que postava no seu blog
A VJ e blogueira Marimoon se tornou conhecida pela série de fotos que postava no seu blog

CÂMERA

Para fazer a foto nesse esquema "do it yourself", fuja do clique com o braço esticado, que pode deixar seu rosto um pouco distorcido - além de não ficar nada bem se o braço aparecer.

É mais indicado apoiar a máquina em uma superfície plana e, se for preciso incliná-la, usar um tecido como apoio. Aí, basta acionar o "timer" e mandar ver.

Mas em que ângulo posicionar a máquina? Quem entende do assunto garante que a posição que mais favorece a pessoa é a de cima para baixo, a mais ou menos 45 graus. De baixo para cima, no entanto, pode alargar sua feição. Vara recomenda que a câmera esteja configurada na resolução mais alta possível. Assim, se for preciso cortar a imagem e aproximá-la, ainda terá boa qualidade.

Além disso, lembra que as câmeras de hoje, mesmo as compactas, têm diversos modos de disparo, que se adequam melhor às condições de luzes e cenografia.

Por isso, não deixe de explorar as possibilidades que seu equipamento possui.

AÇÃO!

Também é importante esmerar nos detalhes como figurino, maquiagem e cenário. "Já cheguei a usar tecidos baratinhos e fofos, que eu comprava na rua 25 de Março, para fazer um fundo", conta Mari, que, assim, conquistou uma legião de fãs.

Mas cuidado: produção e cenário em excesso podem gerar uma distorção.

"A não ser que você tenha criado um personagem para si, é bom que as pessoas possam reconhecer você pessoalmente. Às vezes, de tanto excesso, o avatar não casa com a imagem real", diz o fotógrafo Renan Rêgo.

A maior preocupação costuma ser a pose. Mas aqui não tem receita: é tentativa e erro mesmo. O segredo é se conhecer, experimentando olhares e sorrisos na frente do espelho até encontrar a pose que valorize o que você tem de mais marcante.

Marimoon lembra que nem tudo está liberado. Para a Vj, fotos no banheiro, por exemplo, devem ser descartadas.

"Muito cuidado também com os biquinhos e a atitude 'femme fatale'! Ninguém aqui é a Angelina Jolie", brinca.

No smartphone
Uma seleção de aplicativos para tunar suas fotos no celular e postar na web:

1. Halftone
Dá para montar uma história em quadrinhos com as fotos tiradas pelo seu celular. Para ficar ainda mais bacana, há diversas opções de papel, legendas, balões de fala e selos. Para iPhone.

2. Trollolol
Aplique nas suas imagens algumas divertidas "meme faces", a última moda nas redes sociais. Grátis. Para iPhone.

3. Twitch
Com esse app, é possível criar um avatar animado para o Twitter. Grátis. Para iPhone.

4. ColorUp
Sabe aquele efeito em que só uma parte da imagem fica colorida e o restante em preto e branco? O ColorUp faz isso, e de forma bem simples. Para Android.

5. Paper Câmera
Aplique nas suas fotos efeitos que simulam imagens de cartoon. Para Android e iPhone.

6. Animoto Vídeos
Você vai poder transformar as fotos daquela viagem em um videozinho legal com direito a trilha sonora. Grátis. Para iPhone.

7. Labelbox
Você pode etiquetar as suas fotos com nove padronagens como fita crepe, fita adesiva e até papel de bala. Grátis. Para iPhone.

Editores online TDB
Uma seleção de sites para editar suas fotos online

Pixrl-o-matic
Dá para editar a cor, colocar efeitos vintage e bordas. Os resultados são sempre ótimos
>> pixlr.com/o-matic

Be Funky
É um dos sites mais completos, com diversas funções de edição e efeitos de todo tipo
>> www.befunky.com

Photoshop Online
Perfeito para fazer ajustes básicos, como cortar, girar, acertar brilho e contraste
>> photoshop-online.com

Picnik
O site traz muitas variações de efeitos. Dá até para inserir textos, bordas e adesivos
>> www.picnik.com

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página