Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
26/05/2012 - 09h05

Bandas formadas por estudantes vão dividir o palco com Franz Ferdinand em festival

Publicidade

LILIAN RAMBALDI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Imagine ser um garoto que ainda está no colégio ou na faculdade, ter uma banda de garagem com os amigos e pintar a oportunidade de se apresentar para 20 mil pessoas, abrindo o show de um grupo mundialmente conhecido.

Parece sonho ou enredo de filme? Sim, parece. Mas a história vai virar realidade neste fim de semana para três bandas novíssimas.

A King Crab, a Broth3rhood e a Sociopatas tocam no 16º Cultura Inglesa Festival, que acontece em São Paulo neste domingo (27) e tem no line-up nada mais nada menos do que a banda escocesa Franz Ferdinand. Além do quarteto, o evento traz ainda os ingleses do The Horrors, o trio londrino We Have Band e as bandas brasileiras Garotas Suecas e UÓ.

O "Folhateen" destrinchou cada uma das bandas, investigando suas influências e o som que produzem.

Divulgação
Franz Ferdinand: banda escocesa encerra programação do festival que tem no line up bandas novíssimas
Franz Ferdinand: banda escocesa encerra programação do festival que tem no line up bandas novíssimas

KING CRAB
Essa é a caçula das três. A banda de rock progressivo tem apenas um ano de vida e foi formada exclusivamente para participar do concurso de bandas da escola. De lá para cá, Gianluca (16 anos), Vinicius (17), Martins (18), Caio (18) e Matheus (17) já se apresentaram em alguns bares e restaurantes de Cotia (SP), mas sempre para pouca gente. "Nosso maior público foi o da apresentação do festival da escola, cerca de 200 pessoas", conta o baterista Gianluca.

Os garotos confessam que estão nervosos só de pensar em tocar para 20 mil pessoas, porém, estão ensaiando muito para que tudo dê certo na hora H. Com duração de 30 minutos, o show terá músicas próprias e covers de Rush, Deep Purple e Pink Floyd.

"A chance de estar lá no palco, tocando para milhares de pessoas, usando equipamentos de primeira e abrindo o show de uma banda do porte do Franz Ferdinand é uma oportunidade e tanto", reconhece o batera. E completa: "Certamente será a maior experiência de nossas vidas!".

BROTH3HOOD
Fãs dos britânicos Arctic Monkeys, Queen e Pink Floyd, os irmãos Diego (20 anos), Fabricio (16) e Iago (18) tocam juntos desde 2006. A partir de 2009, passaram também a compor em inglês. A aposta deu certo e hoje a banda de rock alternativo se apresenta em casas noturnas de Londrina, no Paraná.

O show do trio no domingo terá meia hora de duração e será todo composto por músicas do repertório do grupo. Os estudantes estão contando as horas, muito ansiosos para o festival e para que nada dê errado. "Quando subirmos ao palco, certamente esse sentimento de ansiedade se transformará em nervosismo", prevê o vocalista Diego. "Mas tenho certeza de que logo isso vai passar e nos sentiremos bem à vontade!".

SOCIOPATAS
Com uma mistura de rock e blues, a banda de Ribeirão Preto (SP), afirma ter fortes influências da cultura britânica em seu som. Formado por Gustavo (23 anos), Jadiel (27), Felipe (28) e Victor (21), o grupo está junto desde o final de 2010.

Nesse um ano e meio de carreira, os caras já compuseram diversas músicas e tocaram em bares e festas universitárias no interior de São Paulo. No entanto, nada se compara ao grande evento do final de semana.

Estão todos muito empolgados com a novidade, segundo o vocalista Gustavo: "Não vemos a hora de subir naquele palco e mandar ver. Acho que ficaremos um pouco nervosos quando dermos de cara com aquela multidão, mas temos que fazer o que sabemos e gostamos, que é tocar".

Assim como as demais bandas, o show do Sociopatas terá 30 minutos. No repertório, composições próprias em inglês e muitos artistas britânicos, como Beatles e Led Zeppelin. E, para combinar com o visual certinho dos grandes astros do dia, os caras separaram um figurino especial: vão tocar de terno, gravata e chapéu. Bem Franz Ferdinand.

DICAS PARA CURTIR O FESTIVAL NUMA BOA

- Chegue cedo. A entrada é gratuita, mas está sujeita à lotação (20 mil pessoas).

- Você pode levar na bolsa: capa de chuva, protetor solar, canga e boné ou chapéu. Também é permitida a entrada com remédios, mas apenas com receita médica ou de venda livre.

- É proibido entrar com: animais, cadeiras ou bancos, guarda-chuvas, máquinas fotográficas e filmadoras, objetos de vidro e metal (como garrafas e latas), água mineral em copo de plástico, objetos cortantes (facas, canivetes, alicates, tesouras), bebidas alcoólicas e drogas de qualquer espécie.

- Leve seu lanche na mochila, pois será proibida a venda de bebidas ou alimentos. É permitido entrar somente com bebidas em embalagem de garrafa pet ou Tetra Pak, devidamente lacradas. Alimentos apenas os industrializados e lacrados, como bolachas e barras de cereais, além de frutas pequenas como maçã e banana.

- Prefira o transporte público, pois não haverá estacionamento no local. A estação do metrô mais próxima é a Alto do Ipiranga (a 2km do evento). Se quiser ir de ônibus, na saída do metrô, pegue a linha "4113-10 Pça da República". Na volta, caminhe até a Av. Nazaré, altura do nº 43, e pegue a linha" 4113-10 Gentil de Moura".

Serviço
Atrações: Franz Ferdinand, The Horrors, We Have Band, Garotas Suecas, Banda UÓ, Sociopatas, Broth3rhood, King Crab e Freech.
Data: 27/5
Horário: a partir das 11h
Entrada: gratuita
Local: Parque da Independência - Av. Nazareth, s/n, Ipiranga (entrada do público pela Rua dos Patriotas)
Classificação etária: Livre, mas menores de 14 anos deverão ser acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Maiores 14 anos poderão entrar desacompanhados, mas será obrigatória a apresentação de documento de identidade original.

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página