Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
12/08/2010 - 07h22

Passeata e mostra multicultural celebram o Dia Internacional da Juventude

Publicidade

DE SÃO PAULO

Nesta quinta-feira (12), jovens do mundo inteiro participam de passeatas e atividades culturais em comemoração ao Dia Internacional da Juventude.

Em Brasília (DF), a celebração concentra-se na "1ª Mostra de Produções do ProJovem Urbano", que acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. O evento reúne apresentações de teatro, música e dança, além de oficinas e palestras, com o intuito de integrar jovens e professores. Produções multimídia serão exibidas em salas especiais e trabalhos artísticos ficarão permanentemente expostos no local.

SXC
jovens
ONU declara 2010 como o Ano Internacional da Juventude

Pela manhã, o presidente Lula assina o decreto de convocação da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em 2011. A primeira delas mobilizou mais de 400 mil pessoas no Brasil em 2008 e ajudou a definir prioridades e resoluções nas políticas públicas da juventude.

Em São Paulo, às 14h, jovens de movimentos sociais e sindicais se encontram com a banda de percussão do Projeto Social Teotônio Vilela e a Batucada Feministas para uma passeata que começa às 15h. O ponto de encontro é a praça Patriarca, no centro. O encerramento, às 18h, será marcado por ato político e shows de rap e de música latina.

Juventude em foco

A ONU (Organização das Nações Unidas), que instituiu a data com o propósito de apontar os holofotes para as questões relacionadas ao universo dos jovens, também declarou 2010 como o Ano Internacional da Juventude.

De acordo com a pesquisa Juventude e Políticas Sociais no Brasil realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, há 50 milhões de jovens entre 15 e 19 anos no Brasil. Dos adolescentes de 15 a 17, 48% estão matriculados no Ensino Médio e 18% estão fora das escolas. Os motivos dessa evasão? Meninos têm que trabalhar e meninas engravidam precocemente.

A mesma pesquisa aponta que duas das maiores causas de mortes na população juvenil são violência, responsável por 38% das mortes, e acidentes de trânsito, que matam 27%.

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página