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21/08/2010 - 09h38

Jovens elogiam interação e aproveitam palestras na Bienal do Livro

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DE SÃO PAULO

Termina neste domingo (22) a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi (av. Olavo Fountoura, 1.209, tel. 0/xx/11/3060-5000). E os jovens, como sempre, ganharam atenção especial, por exemplo com a decoração em homenagem aos vampiros, no dia de estreia da feira.

O investimento faz sentido. A pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", do Instituto Pró-Livro, aponta que a infância e a adolescência são a fase em que as pessoas mais leem durante suas vidas (71%), no país.

Suelen Nogueira, 16, veio de Hortolândia (SP) até São Paulo especialmente para o evento. Chegou às 10h da terça-feira (17) e foi embora às 16h. Nesse meio tempo, não comprou nada. "Estou economizando", explica.

Da feira, a garota destaca a interação com os demais visitantes. Em um estande, inclusive, ela teve uma experiência inesperada. Enquanto manuseava um livro, foi abordada pela autora, que lhe disse a respeito da obra: "Oi, fui eu que escrevi!". Bateram papo.

Enquanto Suelen não comprou nada, Matheus Fontanesi, 14, já tinha comprado seis livros às 13h, depois de três horas de feira. "Valeu a viagem", resumiu.

Marcelo Justo/Folhapress
Bienal do Livro

Em outro canto da feira, no estande da editora Devir, um menino impaciente puxava a mão de uma vendedora e perguntava: "Moça, você tem histórias de trás para a frente?". Com um sorriso, ela lhe indicou o canto reservado aos mangás, uma das vedetes dos teens que visitaram a Bienal.

Outro ponto alto foram as palestras, pelas quais passaram figuras como Mauricio de Sousa e Jostein Gaarder (escritor de "O Mundo de Sofia"). Mas nem todo o mundo conseguiu ver, por conta do cronograma e do número limitado de vagas.

Tudo bem. É só digitar "bienalsp" no YouTube e procurar pelos vídeos.

O balanço oficial de quantas pessoas passaram pelo evento só será feito após o encerramento. Mas as editoras já estão fazendo suas próprias contas. A Melhoramentos, por exemplo, estima um faturamento 49% maior do que o de 2008, comparando os quatro primeiros dias de ambas as edições.

 
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