Publicidade
Publicidade
Nova lei de direitos autorais recebe críticas
Publicidade
DANIEL MÉDICI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Em evento do Fórum do Livro pelo Direito Autoral, realizado ontem na 21ª Bienal do Livro de SP, especialistas estrangeiros criticaram o novo texto da lei de direitos autorais, que está disponível para consulta pública até 31/ 8.
Para Jens Bammel, secretário-geral da Associação Internacional de Editores, o projeto brasileiro desrespeita a Convenção de Berna de 1886, que impôs restrições à propriedade intelectual seguidas em todo o mundo.
"A lei brasileira foi escrita com viés ideológico, não pragmático", afirmou. Segundo ele, o artigo 46 da nova redação defende a quebra sistemática do copyright.
As regras internacionais instituem que isso só deve ser permitido em três situações: em casos excepcionais --como a publicação de livros em braile--, quando este caso não impeça a exploração comercial da obra e que não cause prejuízo injustificado ao proprietário dos direitos.
"O que se discute é a abrangência destas restrições", disse Fernando Zapata López, diretor do Cerlalc, instituição para o fomento do livro na América Latina.
O Ministério da Cultura, que propõe a mudança na lei, diz que o projeto trata a questão do direito autoral numa "dimensão cidadã".
Para o ministro Juca Ferreira, "o autor deve ser sempre remunerado. Mas, na medida em que reconhecemos o direito da cópia individual, garantimos o acesso da sociedade ao conhecimento".
Apesar das críticas, Bammel disse achar que o conteúdo colaborativo será encorajado pelas novas tecnologias.
+ notícias sobre a Bienal do Livro
- Fãs tietam Zeca Camargo em mesa na Bienal de SP
- Mesa sobre Monteiro Lobato fica vazia na Bienal
- Bienal do Livro debate a imagem brasileira no exterior
+ notícias da Ilustrada
- Fracassos marcaram a vida de Edgar Allan Poe; ouça biógrafa
- Em coletânea, autores imaginam como será o fim do mundo
- 'Freud, me tira dessa!'; autora confessa paixonite por terapeuta
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Autora fala sobre a busca pela 'metade ideal' em tempos de internet
- Livro conta o que você não quer saber sobre sexo; veja
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- "Não conheço", diz Gal Costa sobre Marina Lima
- Lady Gaga cancela show em Jacarta devido a ameaças dos fundamentalistas
- "Memórias Póstumas" mudou minha vida, diz Zeca Baleiro
- "Mud" encerra mostra competitiva de Cannes; festival não tem favorito
- Britney Spears abandona gravação de "The X Factor"
+ Comentadas
- Deborah Secco vai interpretar a cantora Joelma nos cinemas
- Rock in Rio prepara edições no Peru e no México
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV