Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
24/08/2010 - 13h40

"Gypsy" encanta pela interpretação, mas decepciona por momentos entediantes

Publicidade

GABRIEL JUSTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Christian von Ameln/Folhapress
Gypsy - A atriz Adriana Garambone é a stripper Gypsy, filha de MamaRose (Totia Meireles)
A atriz Adriana Garambone é a stripper Gypsy, filha de Mama Rose, vivida por Totia Meireles

Estreou aqui em São Paulo no final do mês passado, no Teatro Alfa, mais um musical da consagrada dupla de diretores Charles Möeller e Claudio Botelho, "Gypsy".

Na bagagem, três meses de temporada lotada no Rio, além de críticas surpreendentemente positivas tanto do público quanto da imprensa especializada. Mas será que vale mesmo a pena ir até Santo Amaro --bairro paulistano que pode ser "longe" para muita gente-- para assistir ao musical?

"Gypsy" conta a história de Mama Rose e de sua relação com suas filhas, June e Louise. Mama Rose é, como bem descreveu Charles Möeller, uma "loser", uma mulher frustrada, que sonha com que suas filhas se tornem estrelas do teatro, e faz de tudo --num sentido não muito bom-- para que isso aconteça. Sua protegida é June que, cansada de suas falsas promessas, foge de casa. À Mama Rose, resta Louise, o patinho feio da família. Louise, então, se revela uma bela mulher e acaba fugindo dos planos da sua mãe, se tornando Gypsy Rose Lee, a musa do teatro burlesco (que tem como característica principal o striptease).

O primeiro ato do espetáculo tem 1h30 e mostra características do teatro vaudeville (teatro de variedades). São 1h30 bem produzidas, como sempre são os trabalhos de M&B, mas demasiadamente entediantes. O público é apresentado à orquestra, aos personagens e... só. Cheguei a sentir um certo alívio ao ouvir o apresentador dizer "15 minutos de intervalo".

Fiquei feliz pelo intervalo e, depois dele, continuei com a mesma sensação. No segundo ato, que é praticamente uma antítese do primeiro, "Gypsy" trata sobre o teatro burlesco e finalmente o elenco adulto começa a mostrar ao que veio. De forma inacreditável, a monotonia do roteiro desaparece, e neste momento que Mama Rose (Totia Meireles) fica cada vez mais cruel, tentando levar Louise (Adriana Garambone) para a fama.

Falando em Totia e Adriana, devo dizer que fico impressionado com a capacidade que Charles Möeller e Claudio Botelho têm de selecionar seus elencos. No caso de "Gypsy", todos os holofotes vão para elas, que são dois furacões no palco. Tanto que as cenas mais emocionantes do espetáculo acontecem quando o palco é só delas: a cena do camarim de "Gypsy", por exemplo, cala e impressiona todo o teatro. Isso sem falar no belíssimo sapateado de André Torquato.

Uma coisa que me deixou realmente incomodado ao assistir ao espetáculo foi o sobe e desce constante do pano para troca dos cenários, que eu achei estranho e desnecessário, pois passava a impressão de que a linearidade da história estava sendo interrompida. Isso não é comum, mesmo em espetáculos com vários cenários diferentes. Em outros musicais de grande porte, por exemplo, não é muito comum que essas trocas sejam feitas "escondidas" do público.

Ao contrário do que alguns fãs dizem, "Gypsy" não é a melhor peça em cartaz em São Paulo, e muito menos o melhor trabalho de Möeller e Botelho até hoje. O primeiro ato é chato, e isso não pode ser deixado de lado. Porém, os arrepios causados na plateia por Totia Meirelles e Adriana Garambone não podem ser ignorados. É um bom musical.

E ah, se vale a pena ir até Santo Amaro... Sim, vale.

"GYPSY - O MUSICAL"
Onde: Teatro Alfa (1.110 lugares) r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 0/xx/11/5693-4000
Quando: Qui., às 21h, sex., às 21h30, sáb., às 20h, dom., às 17h (até 17/10)
Quanto: R$ 30 a R$ 140
Classificação: 10 anos
Descontos: cliente Ingresso Rápido e professores da Rede Estadual de SP têm 50% de desconto; sorteio de ingressos nos perfis oficiais do espetáculo nas redes sociais


Gabriel Justo é estudante e já foi integrante do grupo de apoio do Folhateen

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página