Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
16/09/2010 - 17h29

Projeto incentiva alunos da rede estadual a produzir vídeos de 60 segundos

Publicidade

DE SÃO PAULO

Reprodução
Alexandre Buchacra Estudante Excêntrico Festival do Minuto - Minuteen
Cena do vídeo-minuto "Estudante Excêntrico", do aluno Alexandre Buchacra

Quando se tem uma boa ideia, há muito o que dizer em um minuto. É a partir desse pensamento que alunos das escolas públicas estaduais de São Paulo estão produzindo vídeos de 60 segundos para o concurso "Minuto na Escola".

A ideia é que os professores das 4.300 escolas participantes ajudem os 3,4 milhões de alunos a desenvolver um assunto por meio das linguagens do cinema e da televisão. É permitido usar qualquer suporte e mídia para produzir os curtas: celular, câmera digital, mini-DV, VHS, entre outras.

Os alunos têm até 23 de outubro para se inscrever. O concurso premia os três melhores do ensino fundamental e do ensino médio com laptops. A cerimônia de premiação e de exibição dos vídeos acontece em novembro.

O "Minuto na Escola" faz parte do Festival do Minuto, que existe desde 1991. O acervo virtual do projeto reúne vídeos-minuto de nomes hoje importantes do cinema brasileiro, como Fernando Meirelles ("Cidade de Deus" e "O Jardineiro Fiel"), Beto Brant ("O Invasor") e Tata Amaral ("Um Céu de Estrelas" e "Antônia").

No site do Minuteen, é possível assistir a alguns vídeos produzidos para edições anteriores do concurso. O garoto de oito anos Matheus Gaspar dos Santos, por exemplo, explica em um minuto a doença que o faz ter ossos frágeis. Já Alexandre Buchacra faz um vídeo "engraçadinho" sobre um aluno esquisito que dorme na sala de aula.

Alunos do Ensino Fundamental (até 14 anos) podem se inscrever pelo site www.minuteen.com.br, e os do ensino médio pelo www.festivaldominuto.com.br www.festivaldominuto.com.br.

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página